Assistência religiosa fortalece espiritualidade no Hospital Estadual da Mulher

Cuidar do corpo e da alma é a proposta da unidade do Governo de Goiás, que, em parceria com a Comunidade Católica Agnus Dei, oferece assistência religiosa semanal aos pacientes e acompanhantes

As visitas voluntárias de integrantes da comunidade católica acontecem semanalmente, proporcionando bem-estar aos pacientes

Representantes religiosos da Comunidade Católica Agnus Dei dedicaram seu tempo a pacientes internados no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), nesta terça-feira (23/01). Com um propósito claro de levar apoio e conforto espiritual àqueles que transitam pela unidade de saúde, a assistência religiosa tornou-se um ponto de referência na abordagem holística do hospital, semanalmente.

Os integrantes da comunidade visitaram leitos, compartilhando palavras de fé e esperança com pacientes e seus familiares. Além de um alívio espiritual, esses momentos são um fio de conexão entre o tratamento médico e o apoio emocional para enfrentar desafios de saúde. No hall do andar das enfermarias, os voluntários elevam o espírito de todos os presentes, entoando hinos de louvor. A música combinada com a atmosfera de solidariedade, cria um ambiente que transcende o clínico, promovendo o bem-estar integral.

Giovanne de Bastos, voluntário da Comunidade Católica Agnus Dei, adiciona um toque especial a essas visitas. Além de compartilhar palavras de fé e esperança, Giovanne toca violão e canta junto com os pacientes, criando momentos de beleza e consolo.

Impacto positivo
A iniciativa não apenas atende às necessidades espirituais dos pacientes, mas também fortalece o espírito de comunidade entre os colaboradores. “Gostei muito dessa ação. Nos conecta com Deus e nos traz conforto”, pontuou a puérpera Flávia Jordana Silva, mãe do Pietro. “Senti aliviada e em paz. Me acalmou o coração. Estava agoniada por estar longe de casa e de minha outra filha”, disse a moradora de Pontalina, Alice da Costa, mãe da Antonella.

“Essas visitas cumprem um papel social muito importante. Para nós, profissionais da saúde, essas visitas também são reconfortantes”, avaliou a enfermeira Zayre Oliveira.

Fé, Esperança e Cura: uma tríade de suporte
Ao integrar a assistência religiosa como parte fundamental do ambiente hospitalar, o Hemu além de tratar o físico, nutre a fé, oferece esperança e contribui para o processo de cura de maneira integral. Essa abordagem reforça a importância de uma visão holística da saúde, onde a espiritualidade desempenha um papel vital na jornada de recuperação.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo