Ambliopia

Descrição: A ambliopia acontece quando, por alguma razão, o olho não consegue melhorar a visão mesmo usando a correção (óculos). A ambliopia é detectada quando se identifica uma diferença de visão entre os dois olhos. Existem formas de se estimar a visão em crianças menores, como por exemplo ocluir um olho e observar o comportamento da criança. Portanto, a doença é sempre causada por alguma coisa que atrapalha ou prejudica a travessia da luz até a retina. E se a imagem se forma de maneira incorreta na retina, o cérebro não capta com toda a precisão.

Causa: Pode ser causada por qualquer condição que impeça o uso normal dos olhos ou o desenvolvimento ocular, sendo as três principais causas: estrabismo (olho desviado) – a imagem do olho desviado é suprimida, para evitar a visão dupla, e a criança utiliza apenas o melhor olho; erro de refração- quando um olho tem mais miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o outro, o olho com visão borrada (fora de foco) é suprimido e pode tornar-se ambliope; opacidade nos meios transparentes do olho – qualquer fator que impeça uma adequada focalização da imagem pode levar ao desenvolvimento de ambliopia (o principal exemplo é a ocorrência de catarata).

Prevenção:  Recomenda-se que as crianças sejam examinadas por um oftalmologista antes dos 3 anos de idade. O pediatra ou médico da família deve encaminhar a criança antes deste período caso identifique algum sinal de alteração ocular. Caso exista uma história familiar de estrabismo, catarata congênita ou outra doença ocular da infância o oftalmologista poderá examinar a criança mais precocemente.

Sintomas: É identifica uma diferença de visão entre os dois olhos.

Tratamento: Para corrigir a ambliopia, é necessário que a criança utilize o olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom. A adequada prescrição de óculos é indispensável , corrigindo-se o erro refracional antes de se iniciar a terapia com oclusão. Mesmo após a visão ser restabelecida, a oclusão pode ser utilizada de forma alternada para manutenção da melhora obtida. O resultado do tratamento vai depender da severidade da ambliopia e da idade da criança quando feito o diagnóstico. Seu oftalmologista pode fornecer a orientação adequada para corrigir a ambliopia, no entanto a participação dos pais é fundamental. O sucesso do tratamento depende do interesse e envolvimento dos pais e de sua habilidade em conquistar a confiança e colaboração da criança.

Vídeo: Ambliopia

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo