Agosto Dourado no Heal valoriza vínculo e saúde de mães e bebês

Banco de Leite do Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho organiza atividades para incentivar a amamentação e fortalecer laços afetivos

Profissionais do Heal orientam mães que tiveram bebês na unidade sobre amamentação

O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás (Heal) promoveu uma programação especial em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações foram voltadas, principalmente, para as mães da UTI Neonatal e contaram com a participação de diversas equipes multiprofissionais.

A iniciativa foi organizada pelo banco de leite da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal, que conta com a enfermeira Camylla de Araújo Noronha Andrade Mendes, a técnica de enfermagem Ana Paula dos Santos Soares Mariano e a bioquímica e responsável técnica, Lauana Oliveira Strini Silva.

A programação incluiu momentos de acolhimento e orientação, decoração temática, distribuição de kits, oficinas sobre amamentação, atividades de autoestima com serviços de beleza, depoimentos, entrega de certificados e exposição de trabalhos, reforçando a importância da amamentação para a saúde e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

Sybelle Crystynny Morais dos Reis, mãe da pequena Maria Cecília, de apenas 11 dias de vida, relatou que a ação do Agosto Dourado foi uma ótima experiência. “Me ajudou a aumentar a produção de leite, que estava pouca, e amamentei melhor o meu bebê. Aprendi a ter mais fé e ter certeza que logo vou sair dessa situação”, contou.

De acordo com Luana Strini, bioquímica RT responsável pelo banco de leite, cada momento foi pensado para acolher e orientar as mães. “A amamentação vai muito além da nutrição; é um gesto que fortalece vínculos e salva vidas. Ver a evolução e o brilho nos olhos dessas mães ao longo da semana nos mostra que todo esforço vale a pena”, disse.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão