Agentes comunitários têm aulas de informática

“Você nunca perde por aprender”. Assim pensa Alaíde Nunes de Oliveira, há sete anos Agente Comunitário de Endemias no bairro Sol Nascente, em Luziânia.

“Você nunca perde por aprender”. Assim pensa Alaíde Nunes de Oliveira, há sete anos Agente Comunitário de Endemias no bairro Sol Nascente, em Luziânia. Esta senhora de 62 anos foi uma das participantes da Oficina de Inclusão Digital. Assim como ela, outros 85 Agentes Comunitários de Endemias e 82 Agentes Comunitários de Saúde tiveram a primeira aula de como acessar a internet e outros programas de informática. Todos eles atuam em bairros e zona rural desta cidade goiana que fica no Entorno do Distrito Federal.

A primeira etapa da Oficina de Inclusão Digital ocorreu no dia 28 de outubro no Instituto Federal Goiano. O trabalho é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e pela Universidade de Brasília (UnB) e contou com o apoio da Regional de Saúde Entorno Sul e da Prefeitura de Luziânia, representada pelo secretário de saúde, Watherson Roriz de Oliveira.

Evanilde Fernandes, superintendente da SPAIS, explica que as Oficinas de Inclusão Digital visam oferecer o conhecimento básico de informática, dando condições aos agentes comunitários de saúde e de endemias de utilizar a internet e outros recursos computacionais e manuseio da plataforma de estudo. Segundo ela, as oficinas serão realizadas em todas as Regiões de Saúde e seus respectivos municípios.

Com o desenvolvimento da Capacitação do Processo de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemia, em parceria com a UnB, os técnicos da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) diagnosticaram a dificuldade do público-alvo em desenvolverem o curso em EAD devido à falta de conhecimento em informática. Assim surgiu a proposta das Oficinas Digitais.

O Curso de Capacitação faz parte do Programa Mais Saúde para Goiás e destina-se aos 8.249 ACS e aos 2.807 ACE que atuam na atenção primária à saúde dos municípios do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo