Adequação calórico-proteica da terapia nutricional enteral em pacientes críticos

Equipe de pesquisadores:

  • Rayane Pimenta Lima Lopes – Nutricionista, residente em Endocrinologia no Hospital Estadual Geral de Goiânia. – (Lattes)

  • Daianna Lima da Mata – Nutricionista, mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás. – (Lattes)

O que foi feito nessa pesquisa?

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a adequação calórico-proteica da terapia de nutrição enteral e o seu impacto no desfecho clínico em pacientes críticos. Esse estudo foi realizado com 36 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi, no período de julho a setembro de 2021. Após análise dos resultados verificou-se que a sobrevida foi menor entre os indivíduos que apresentaram o menor percentual de adequação calórica e proteica. Foi possível, ainda, identificar que o percentual de adequação de proteína impactou mais expressivamente na redução de óbito do que o percentual de adequação calórica, informação que reforça a necessidade de alcançar as metas proteicas para melhores desfechos em saúde.

Qual o benefício dessa pesquisa para a população?

Essa pesquisa é de grande relevância,  os dados coletados, analisados e os resultados alcançados com esse estudo trouxeram dados importantes que podem ser utilizados em capacitações destinadas aos profissionais nutricionistas que trabalham em UTI e na elaboração de planos nutricionais mais completos e eficazes.

​Trabalho completo

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo