Acromelagia

Descrição: Um distúrbio metabólico crônico que causa uma dilatação gradual de tecidos, dentre eles os ossos da face, mandíbula, mãos, pés e crânio.

Causa: A causa para o aumento da secreção de hormônio normalmente é um tumor pituitário benigno. A glândula pituitária, localizada na base do cérebro, controla a produção e liberação de vários hormônios diferentes. Não há fatores de risco conhecidos, a não ser uma história anterior de tumor pituitário.

Prevenção: Não há medidas preventivas contra a condição inicial, mas o tratamento imediato pode evitar que as complicações associadas a essa doença se acentuem.

Sintomas: Mãos aumentadas, pés aumentados, ampliação dos dedos das mãos e dos pés devido a um super crescimento, acompanhada de inchaço, vermelhidão e dor, mandíbula aumentada (prognatismo), ossos faciais aumentados, espessamento da pele, glândulas sebáceas aumentadas, rouquidão, dor de cabeça, visão dupla, vômitos, fadiga fácil, sudorese excessiva, diminuição da força muscular (fraqueza), limitação do movimento, ou perda da amplitude de movimentos, dor articular (dor no quadril, dor no joelho, dor no tornozelo, dor no pé, dor nas pequenas articulações do pé, dor no ombro, dor no cotovelo, dor no punho, dor na mão, dor nas pequenas articulações da mão ou dor em qualquer outra articulação), síndrome do túnel do carpo, mudança na aparência da face, desenvolvida em menos de um ano, dentes amplamente espaçados, inchaço das áreas ósseas ao redor de uma articulação.

Tratamento: Tem-se usado a bromoergocriptina, o octreotida e mais recentemente antagonista de receptor de GH (pegvisomant). O tratamento cirúrgico também deve ser considerado se o tratamento medicamentoso não responder ou se o efeito compressivo do tumor for muito intenso. O tratamento radioterápico também deve ser avaliado após o tratamento cirúrgico.

Links para Pesquisa (Artigo): COMPLICAÇÕES DAS CIRURGIAS HIPOFISÁRIAS

Vídeos: ACROMEGALIA

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo