Ações de conscientização marcam o Dia Mundial da Voz no HGG

Sarau Itinerante, palestra e distribuição de folders com dicas educativas para pacientes e colaboradores celebraram a data na unidade de saúde

O Dia Mundial da Voz, celebrado no último 16 de abril, foi diferente para os pacientes e colaboradores do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Várias atividades como o Sarau Itinerante, distribuição de folders educativos e palestra com dicas de como cuidar da voz marcaram a data no local.

O Serviço de Fonoaudiologia do HGG promoveu as ações para alertar sobre os sinais e sintomas para o diagnóstico precoce das doenças relacionadas ao uso inapropriado da voz, como por exemplo, o câncer de laringe que, quando detectado tardiamente, gera o agravo à saúde do indivíduo, podendo até mesmo levar à morte.

Acompanhada de fonoaudiólogos e residentes, a coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia, Vanessa América, foi a responsável pela promoção das ações alusivas ao Dia Mundial da Voz nas alas das Clínicas Médica e Cirúrgica e no Centro de Terapia e Tratamento Intensivo (CTI).

O músico Xexéu da Banda goiana Nóys é Nóys humanizou ainda mais os corredores e leitos do HGG. Com um repertório de canções populares e da MPB, pacientes, familiares e profissionais de saúde prestigiaram e participaram do Sarau Itinerante. Internado por complicações no quadro clínico de diabetes, o aposentado José Batista Ferreira, agradeceu a ação. “Achei ótimo! Foi uma manhã emocionante. Tem cinco dias que estou internado. A música tem o poder de elevar qualquer ambiente, ela traz alegria e nos renova. Este hospital é diferenciado”, pontuou emocionado.  

Xexéu destacou a importância das atividades promovidas pelo Serviço de Fonoaudiologia. “Sou um profissional da voz. Me sinto lisonjeado por estar aqui e fazer este Sarau que visitou inúmeros leitos inclusive de pacientes em cuidados paliativos. A música é uma linguagem universal, a gente vê nos olhos, na fisionomia o quanto ela energiza os pacientes, acompanhantes e colaboradores. Só tenho a agradecer pelo convite”, afirmou o artista. 

Palestra

Na última quinta-feira, 11 de abril, o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG recebeu a fonoaudióloga Mariela Vidal que ministrou uma palestra sobre a importância do cuidado com a voz. A profissional de saúde falou da importância da hidratação e alimentação saudável, evitar falar em ambientes ruidosos, reduzir abusos vocais como pigarrear, gritar e gargalhar exageradamente. “Se a pessoa perceber alguma alteração na voz ou ficar rouca por mais de 15 dias, procure um médico”, alertou.

Confira algumas dicas importantes para manter a saúde vocal:

– Mantenha hábitos saudáveis e evite alimentos pesados, cafeína, leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate;  

– Beba muita água;

– Invista na ingestão da maçã;

– Tente não falar por longos períodos em ambientes ruidosos.

Mariana Clímaco, do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo