Ação de humanização no HDS transforma visual e autoestima de pacientes

Serviços oferecidos vão além da estética, e reforçam a importância do cuidado integral, renovando a autoestima e trazendo conforto emocional aos pacientes da Unidade de Cuidados Prolongados

Ruth Bordrin, de 75 anos, emocionada após o corte de cabelo, com colaboradora do HDS

Uma iniciativa emocionante no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) mostrou que pequenos gestos podem gerar grandes transformações. Acadêmicas de medicina, lideradas pela gerente médica, Marina Moreira, organizaram uma ação especial para levar cuidado e afeto aos pacientes internados na Unidade de Cuidados Prolongados, cortando e pintando seus cabelos, renovando sorrisos.

Mais do que simples mudanças no visual, a atividade trouxe alegria e melhora da autoestima para os pacientes, reforçando o impacto da humanização no ambiente hospitalar. A iniciativa emocionou tanto os pacientes quanto a equipe assistente. Ruth Neuza Bordrin, 75 anos, foi uma das pacientes contempladas com o cuidado e, com lágrimas nos olhos, expressou sua gratidão.

“Eu amei, queria muito cortar meu cabelo,” disse, emocionada. “Antes de vir para o HDS, passei pela rede privada, e lá não tive o atendimento que recebi aqui. Aqui eu gosto da comida e de todo o pessoal, me tratam com acolhimento,” completou d. Ruth, ressaltando a qualidade do atendimento oferecido pela instituição.

A futura médica Lara Júlia destacou a importância de enxergar cada paciente além do prontuário e da prescrição médica: “Um paciente não é somente um prontuário e uma prescrição médica. O processo vai muito além de aliviar as dores. Trata-se de amor e humanização de cada um. Juntamente com a equipe, conseguimos levar um pouquinho de cuidado pessoal aos pacientes. O brilho voltando aos olhinhos faz total diferença para nós durante o período de internação.

Para a gerente médica do HDS, Marina Moreira, essa ação vai além da estética. É uma expressão genuína de cuidado e atenção. “Momentos como esses são essenciais para valorizar a individualidade do paciente e colocá-lo no centro de todo o cuidado. Pacientes que se sentem bem tratados e respeitados tendem a ter uma recuperação mais rápida, já que o suporte emocional e a atenção humanizada podem influenciar positivamente a saúde” afirmou.

A ação reforça o compromisso do HDS com o atendimento acolhedor e atento às necessidades de cada paciente. Pequenas atitudes, como um corte de cabelo ou uma mão estendida, têm o poder de transformar dias difíceis em momentos de esperança e alegria, trazendo à tona o verdadeiro sentido do cuidado e da empatia na saúde.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

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