Abertas inscrições para curso gratuito de Biossegurança e Bioproteção voltado a profissionais da saúde e pesquisadores

Formação visa preparar os participantes para entender e aplicar medidas essenciais de biossegurança em ambientes de NB2 e NB3

O Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está com inscrições abertas, até 20 de agosto de 2025, para o curso “Biossegurança e Bioproteção para Trabalho em Laboratório com Nível de Biossegurança 2 e 3”.

A formação, totalmente gratuita e on-line, é voltada a profissionais de nível superior da área da saúde e afins, além de estudantes de pós-graduação (Stricto e Lato Sensu) interessados em práticas de biossegurança. Com carga horária de 32 horas, o curso será realizado entre 1º e 19 de setembro de 2025, com aulas síncronas das 18h às 20h e atividades assíncronas complementares. A coordenação é da professora Ana Paula Junqueira-Kipnis, especialista em biossegurança com certificação internacional.

A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Formação e Recursos Humanos, liderado pela professora Sheila Teles, e das docentes Karlla Antonieta Amorim Caetano e Thaynara Lorrane Silva Martins. A formação é estratégica diante do avanço da UFG na implantação do primeiro laboratório NB3 do estado de Goiás, que está sendo instalado no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologia em Saúde (CMBiotecs) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).

O espaço colocará Goiás em posição de destaque na pesquisa científica nacional.

O curso abordará temas como:

  • Prevenção da exposição a agentes biológicos nocivos;
  • Técnicas seguras de manipulação de materiais biológicos;
  • Uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs);
  • Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde;
  • Elaboração e execução de planos de contingência;
  • Legislação e normas regulatórias aplicadas.

Inscrições
Para se candidatar, é necessário enviar, em formato PDF, toda a documentação obrigatória até 20 de agosto de 2025. O não cumprimento das exigências ou o envio fora do prazo resultará na desclassificação automática.

Documentos exigidos:

  • Profissionais da saúde e áreas afins: Carta de anuência institucional com declaração de atuação profissional (assinada, datada e em papel timbrado – modelo disponível).
  • Pós-graduandos: Carta de anuência do(a) orientador(a) (assinada, datada e em papel timbrado – modelo disponível).

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://eadmin.ciar.ufg.br/selecao/90.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo