Conferências de Saúde entram em etapa regional


As etapas regionais das Conferências de Saúde que envolvem membros das secretarias de Saúde dos municípios, conselhos municipais e estadual de Saúde de Goiás acontecem nas próximas duas semanas em 18 regiões de Saúde distribuídas em todo o Estado. O objetivo dessas conferências é propor diretrizes para a formulação da política de saúde do SUS para os municípios, estados e União.

 

Inclusive, conforme decisão do Conselho Nacional de Saúde, entre os dias 28 e 30 de junho as mesmas 18 regionais junto ao Conselho Estadual de Saúde de Goiás vão abordar na Conferência Estadual a Saúde da Mulher, a população negra com temas como racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional; população Lgbt (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), e em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos).

 

Também serão levantadas questões de Saúde que envolvem povos do campo, da floresta e das águas como a redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas.

 

As conferências de saúde são instrumentos para formatar em processo participativo, realizado anualmente, o diálogo entre os representantes do Estado e da sociedade para oferecer melhor qualidade de atendimento à população assistida pelo SUS.

 

Os participantes das conferências são indicados pelas organizações representativas de cada segmento tais como usuários do sistema de Saúde (50%), 25% de trabalhadores da saúde e outros 25% por gestores e prestadores de serviços de saúde (público e privado) vinculados ao SUS.

O Conselho Estadual de Saúde realiza as conferências municipais, regionais e a estadual, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) na forma de disponibilização de palestrantes e materiais em geral.

 

 

CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE DAS MULHERES 2017

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo