Hugol alerta sobre perigos das drogas e do álcool

Unidade realiza campanha durante todo o mês, marcado pelo Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e Alcoolismo, em 20 de fevereiro

O Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e Alcoolismo ocorre em 20 de fevereiro, por isso, durante todo o mês, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza campanha com ações de prevenção e conscientização sobre o uso de drogas e álcool para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

“Apesar de a unidade não fornecer um tratamento específico para dependentes de drogas, estamos realizando a campanha para conscientizar a todos dos perigos que o tema abrange. Pensamos em qualidade de vida como bem-estar físico, psicossocial e espiritual, e as drogas causam uma ruptura em nossa realidade, que acaba afetando todos esses aspectos de nossa vida. Sejam drogas lícitas ou ilícitas, ambas possuem características destrutivas que devem ser prevenidas e debatidas”, disse Roniery Santos, psicólogo hospitalar do Hugol.

Na segunda-feira, 11, foram realizadas palestras, às 10h e às 18h, no auditório da unidade, com o tema “A importância da prevenção e do tratamento precoce da dependência do álcool e outras drogas”, realizadas pelas psiquiatras Melissa Ribeiro Duarte e Carolina Martin da Rocha. Durante o mês ainda será realizada ação em formato quiz, com perguntas baseadas em conteúdo sobre o tema preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a psiquiatra Melissa Duarte, “a prevenção é muito importante, pois se a pessoa tiver um fator de risco genético para a dependência, a partir do momento que entra em contato com a droga, pode se tornar dependente. Ela precisa saber as reais consequências do uso de drogas, por mais inofensivas que possam parecer, e que elas só proporcionam um efeito passageiro de prazer ou alívio, mas os danos podem ser permanentes”.

 

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos), do Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo