Saúde conclui formação de 172 residentes

Cerimônia de conclusão dos programas reuniu 115 residentes médicos e 57 de áreas profissionais da saúde, no auditório da SEST-SUS

Um total de 115 médicos e 57 profissionais da saúde concluíram os Programas de Residência Médica e Área Profissional da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS). Os programas são oferecidos sob supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP), da SEST-SUS.

“É uma satisfação muito grande saber que essas residências acontecem nas nossas unidades. Esse é um anseio muito grande de toda população, que o ensino e serviço sejam voltados para o atendimento ao usuário”, salientou a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes Costa Gomides, que representou o secretário Ismael Alexandrino no evento.

Os hospitais públicos da rede própria do Estado são hoje um dos principais polos de formação de médicos residentes e da formação de profissionais da saúde. A SES-GO financia 119 bolsas para os médicos residentes, com investimento de R$ 376,6 mil por mês; outras 191 são pagas pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 636,6 mil. As bolsas multiprofissionais são pagas integralmente pelo Ministério da Saúde.

Estiveram presentes na cerimônia a coordenadora de Pós-Graduação do Centro Universitário de Anápolis – Unievangélica, Kelly Alves Constante; o coordenador da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde (Coremu), Aurélio de Melo Barbosa; o coordenador da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas, Belchor Rosa Calaça Júnior; e Fabiana Santos Carvalho, gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago.

Hospitais

Os profissionais fizeram residência nos Hospitais Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HUAPA) e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER).

As especializações médicas são distribuídas em 30 diferentes áreas da medicina, visando à qualificação profissional para o posterior funcionamento do sistema de saúde com a máxima qualidade. Já as residências de áreas profissionais de saúde são realizadas em parceria técnica com a Unievangélica e divididas em dez categorias profissionais – terapia ocupacional, odontologia, biomedicina, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia e enfermagem.

Patrícia Almeida (texto), Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo