HUGOL celebra formatura de residentes médicos e multiprofissionais

Cerimônia da unidade hospitalar da SES-GO reuniu 20 profissionais das áreas de medicina, psicologia, enfermagem e fisioterapia

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou uma emocionante cerimônia nesta segunda-feira, 25, para formar a primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional e a segunda turma do programa de Residência Médica do hospital. Os sete residentes multiprofissionais das áreas de psicologia, enfermagem e fisioterapia e os 13 da residência médica com especialização em clínica médica, ortopedia e cirurgia geral concluíram o curso em 2018.

“Compreendem hoje, no HUGOL, 13 médicos especialistas dos 116 formandos de Goiás, e sete especialistas da multiprofissional, dos 57 formandos que estamos entregando para a assistência em saúde ao nosso Estado. Nosso compromisso é promover uma educação emancipadora e transformadora. Transformar, dentro dos princípios éticos, por meio de uma gestão democrática que vise à qualidade do trabalho dentro dos preceitos do SUS. Parabéns aos nossos formandos que venceram essa etapa de estudo e trabalho intensivo”, declarou Marisa de Melo Miranda, membro da Coordenação Geral das Comissões de Residência Médica do Estado, representando a Superintendente da SEST/SUS, Luciana Vieira Tavernard.

A homenagem contou ainda com a presença de Aurélio de Melo Barbosa, coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional e gerente de Pesquisa da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS; Hélio Ponciano Trevenzol, diretor-geral do HUGOL; Dagoberto Miranda Barbosa, coordenador da Coremu/HUGOL; e Guillermo Sócrates, coordenador da Coreme/HUGOL.

‘Preparados para vencer’

Durante seu discurso, direcionado aos formandos, o diretor-geral do HUGOL, Hélio Ponciano Trevenzol, usou de sua experiência na área médica para aconselhar os residentes: “O grande questionamento que deve passar na cabeça de vocês neste momento tão importante é: ‘o que vai acontecer agora que nos formamos?’. Essa foi a mesma pergunta que fiz 40 anos atrás e posso dizer que será uma jornada árdua, mas vocês foram preparados para vencer e, se tiverem honestidade, carinho e amor ao próximo, alcançarão todos os seus objetivos. Desejo todo sucesso do mundo e boa sorte nessa jornada”.

Os residentes também tiveram seu momento para agradecer à experiência adquirida, por meio dos oradores. Nathany Shaufauser, oradora da turma de multiprofissional, destacou a “gratidão a cada profissional da unidade que nos acolheu com amor e carinho e que tinha brilho nos olhos ao nos passar conhecimentos e experiências, dedicando-se a trazer o melhor para nós”. A oradora da turma de médicos, Rafaela Fonseca, complementou: “O dia a dia nos transformou em profissionais melhores, e pudemos transformar a residência, contribuindo ativamente para a estruturação e a consolidação desse programa, do qual todos temos orgulho de fazer parte”.

Texto: José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo