Centro oncológico do HCN comemora mais de 44 mil atendimentos em 2 anos de funcionamento

Unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu é a primeira da rede de saúde do Estado habilitada como Unacon pelo Ministério da Saúde

Centro de Oncologia do HCN oferece atendimento integral e humanizado à população

O Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, primeiro da rede de saúde do Estado de Goiás, comemora, neste mês de julho, 2 anos de funcionamento, com mais de 44 mil atendimentos e mais de 1,5 mil cirurgias oncológicas. O Centro é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). As Unacons oferecem assistência integral ao paciente com câncer.

“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é bem atendido e não paga nada. Eu tenho muito a agradecer a todas as pessoas que trabalham na oncologia, relata a senhora Maria do Amparo que, além de paciente da unidade, é uma das voluntárias do projeto Embeleza Saúde, que tem como objetivo proporcionar momentos de cuidado e incentivar a autoestima dos pacientes internados.

Inaugurado em 2022, o setor de oncologia do HCN oferece atendimento integral e humanizado à população da região Centro-Norte do estado. Tem capacidade para até 750 sessões de quimioterapia, por mês. O centro possui 21 leitos de internação clínica, 15 leitos cirúrgicos, ambulatórios equipados com tecnologia de ponta e uma equipe especializada em tratamento oncológico clínico e cirúrgico.

Conhecido como o Gigante do Norte, o HCN tem histórico de serviços prestados à população. Nesses dois anos, o serviço de oncologia do hospital realizou 16.651 consultas médicas, 22.755 consultas multiprofissionais, 5.336 sessões de quimioterapia, totalizando 44.742 atendimentos realizados. Nesse mesmo período, realizou 1.508 cirurgias, 2.666 altas de pacientes oncológicos e 6.524 exames de biópsia.

“O Centro de Oncologia do HCN é 100% SUS. Isso significa que a população tem à sua disposição o que há de melhor em tratamento oncológico de forma totalmente gratuita”, ressalta a coordenadora da unidade, Leiliane Camelo.

Para aprimorar ainda mais o tratamento dos pacientes, a unidade dispõe do procedimento de biópsia por congelação, fornecendo diagnósticos em tempo real aos oncologistas. Esse exame economiza tempo, otimiza cirurgias e procedimentos necessários, e torna o tratamento do câncer mais eficiente, aumentando as chances de vida dos pacientes.

O HCN destaca-se pela sua tecnologia de ponta e pelo enfermeiro navegador, que proporciona acompanhamento humanizado durante o tratamento. O Centro de Oncologia da unidade inclui espaços dedicados para familiares, além de um salão de beleza e oficinas de maquiagem e lenços, garantindo acolhimento abrangente em todas as etapas do tratamento.

Com uma equipe multiprofissional, o hospital ainda oferece atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento de médicos oncologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. O Salão de Beleza, parte do projeto Embeleza Saúde, foi cuidadosamente projetado e equipado para promover um tratamento digno aos pacientes, contando com a colaboração de cabeleireiros e profissionais de estética voluntários do município.

Victor Weber (texto) e Cristiano Martins (foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo