Hospital de Doenças Tropicais tem novos representantes no Conselho Local de Saúde
Posse dos novos conselheiros, em cerimônia realizada no auditório da Escola Municipal de Saúde, garante continuidade da participação social na unidade do Governo de Goiás

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) passa a contar com novos representantes no Conselho Local de Saúde da unidade do Governo de Goiás. A posse dos conselheiros ocorreu na manhã de segunda-feira (19/01), em cerimônia realizada no auditório da Escola Municipal de Saúde, sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
O evento reuniu cerca de cem participantes, entre autoridades, representantes da comunidade e profissionais das unidades de saúde da Região Leste de Goiânia. Durante a solenidade, os conselheiros eleitos prestaram juramento e assumiram oficialmente o mandato para o próximo biênio, reforçando o papel da participação social na construção das políticas públicas de saúde.
Na categoria de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o HDT passa a ser representado por Terezinha Pereira e Marileusa Pereira, como titulares, e por Robson Ferrari e Elaine Silva, como suplentes. O colegiado também conta com representantes do segmento dos usuários da unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Entre eles, Tainá Lorrayne, Liamar Alves, Ivany Sposito e Bruno Borges, eleitos conselheiros titulares.
Para Bruno Borges, a participação no Conselho Local de Saúde (CLS) representa uma oportunidade de dar voz aos usuários e contribuir para a melhoria dos serviços prestados. “Como jovem, preto e que vive com HIV, participar do conselho como representante dos usuários é fazer parte de uma trajetória coletiva. A expectativa é contribuir para que as decisões sobre a saúde no município, e no HDT, sejam cada vez mais humanas, responsáveis e conectadas com as realidades de quem vive e precisa do cuidado no dia a dia.”
Participação social
A diretora executiva do HDT, Daniela Honorato, ressaltou a importância da renovação e da participação social. “A posse de novos representantes fortalece o diálogo entre a unidade, os usuários, os trabalhadores e a gestão pública. Compreendo e reconheço a relevância do Conselho Local de Saúde como espaço fundamental de participação, diálogo e fortalecimento do SUS, e espero que possamos construir um trabalho conjunto e produtivo, em benefício da melhoria contínua da assistência prestada no HDT”, afirmou.
O CLS é formado por representantes dos usuários do SUS, que correspondem a 50% de sua composição, além de trabalhadores da saúde (25%) e gestores ou prestadores de serviços (25%). Trata-se de um espaço fundamental de diálogo e participação social, responsável por acompanhar a implantação e a execução das políticas de saúde no ambiente hospitalar, contribuindo para que a comunidade participe ativamente da gestão das unidades vinculadas ao SUS.
Rafael Gofer (texto e foto)/ISG


