Projeto Luz da Idade integra crianças com moradores do HDS

Parceria leva estudantes de Senador Canedo a trocar experiência com os internos da Residência Assistencial do hospital, unidade da SES-GO

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral Santa Marta fizeram uma visita ao Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), na sexta-feira, 5. A visita faz parte do Projeto Luz da Idade, que tem como objetivo promover a troca de experiências entre os moradores da Residência Assistencial e os alunos da escola.

O encontro inaugural do projeto – que dever ocorrer uma vez por mês – foi acompanhado por professores e diretores do Centro de Ensino, colaboradores e pacientes/alunos do projeto Classe Hospitalar, uma parceria entre o HDS e a Secretaria de Educação de Senador Canedo, por meio do centro de ensino, vizinho ao hospital. Os estudantes, todos vestidos a caráter, apresentaram números de mágica, dança e acrobacias.

Para a diretora da escola, Karla Rachel da Cunha Lopes, o Projeto Luz da Idade aproxima as crianças dos ensinamentos que são passados em sala de aula. “Participar desse projeto representa nossa preocupação com a formação do caráter dos nossos alunos. Com essa convivência eles aprendem a valorizar e respeitar o idoso, além de poderem trocar experiências com os idosos”.

Abordagem

Além da visita no hospital, o projeto prevê a abordagem dos temas “envelhecimento”, “respeito” e “amor ao próximo”, dentro de sala de aula, como tema de redações, por exemplo. Para a supervisora de Reabilitação Psicossocial do HDS, Cledma Pereira Ludovico, o contato com as crianças leva vida e alegria aos pacientes moradores do hospital.

“Precisamos entender que em qualquer fase da vida é possível brilhar, por isso o nome Luz da Idade. Com esse projeto, as crianças entendem um pouco mais sobre envelhecimento e inclusão, ao mesmo tempo em que os adultos e idosos entendem que não podemos perder o lado infantil e feliz da vida”.

Rafaela Bernardes (texto e fotos), do Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo