Heana abre processo seletivo de residência médica para novas especialidades
A seleção, que teve a aplicação das provas na segunda-feira, pode ser acompanhado no site do Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo ampliou sua estrutura de formação em saúde ao anunciar a abertura de vagas para duas novas especialidades em seu Programa de Residência Médica: Medicina Intensiva e Clínica Médica. O Processo Seletivo Unificado pode ser acompanhado no site do Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás, em https://institutoverbena.ufg.br/
A avaliação objetiva foi aplicada na segunda-feira (1º/12), com candidatos de todo o Estado concorrendo às vagas oferecidas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e Fundação Universitária Evangélica (Funev), que administra a unidade do Governo de Goiás em Anápolis.
Segundo o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Heana/Funev,Marco Aurélio Cordeiro, o processo seletivo é fundamental para o fortalecimento da assistência especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. A seleção para a residência médica 2026 representa uma etapa estratégica para consolidar uma força de trabalho qualificada, capaz de atuar em áreas críticas da rede pública.
“Esse processo assegura uma escolha meritocrática e transparente de profissionais aptos a atender às demandas epidemiológicas e assistenciais do estado, alinhando a formação especializada às reais necessidades do SUS goiano”, afirma o coordenador. A residência médica, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), é considerada a principal modalidade de qualificação prática em serviço.
A entrada anual de novos residentes é essencial para ampliar a capacidade de atendimento das unidades estaduais, reduzir a carência de especialistas em regiões prioritárias, fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade e estimular a adoção de protocolos clínicos atualizados e práticas baseadas em evidências.
Distribuição mais equilibrada
Além disso, o modelo unificado de seleção permite uma distribuição mais equilibrada das vagas entre especialidades estratégicas, como clínica médica, pediatria, medicina de família e comunidade, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e outras áreas de acesso direto.
O processo seletivo 2026 cumpre papel essencial não apenas na organização do ingresso dos profissionais, mas também na consolidação da política estadual de formação e retenção de especialistas na busca pelo investimento contínuo na qualidade, eficiência e continuidade da atenção à saúde em Goiás.
Com a inclusão de novas especialidades no Heana, o Estado reforça seu compromisso com a expansão e qualificação da rede de saúde, preparando novos profissionais para responder às demandas crescentes da população e aos desafios assistenciais do SUS.
G Costa (texto e foto)/Funev


