Policlínica de Quirinópolis treina equipe para implantar Modelo Pasa no cuidado da gestante e puérpera

Treinamento integra as ações da Planificação da Atenção à Saúde e prepara a unidade para atuar em rede, aprimorando funções assistenciais e desenvolvendo ações educacionais, de apoio institucional, pesquisa, gestão, qualidade e segurança do paciente

Unidade do Governo de Goiás promove capacitação da equipe na terça, quarta e quinta-feira

A Policlínica Estadual de Quirinópolis vai promover, de terça a quinta-feira (2 a 4/12), o Treinamento Introdutório para implantação do Modelo de Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (Pasa) na Linha de Cuidado da Gestante e Puérpera. A iniciativa faz parte das ações da Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, via ProadiSUS operacionalizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).

A planificação da atenção à saúde surge como resposta à necessidade de fortalecer as redes de atenção, superar a fragmentação do cuidado e enfrentar as mudanças no perfil epidemiológico, marcado pela crescente prevalência das condições crônicas de saúde. Esse modelo estruturado e integrado tem a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora das redes de atenção e coordenadora do cuidado, sustentado por um processo contínuo de educação e aprendizagem.

“O treinamento tem como finalidade qualificar as equipes envolvidas no cuidado da gestante, aprimorando fluxos, processos e práticas assistenciais para garantir maior integração e resolutividade no atendimento”, explica a gerente de Atenção Especializada da SES-GO, Roberta Leão Mesquita. As atividades serão realizadas na sede da Policlínica de Quirinópolis, no Residencial Atenas 2.

Planificação
Com esse treinamento, a SES-GO dá continuidade ao projeto de planificação no triênio 2024–2026, trabalhando os processos relacionados à (APS), nas 18 regiões de saúde do Estado e os processos da Atenção Ambulatorial Especializada nas Macrorregiões Nordeste, Sudoeste, Centro Norte e Centro-Oeste.

O projeto encontra-se em execução nas Policlínicas Estaduais desde o segundo semestre de 2024, na etapa preparatória, desenvolvendo o macroprocesso de gestão. Agora, com a realização do treinamento introdutório, avança-se para o macroprocesso assistencial, seguido do educacional e apoio institucional, iniciando pela linha de cuidado materno.

Participam tutores da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) da SES/GO, gestores, coordenadores assistenciais, médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiros assistenciais e gestores do cuidado, além de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, enfermagem, ultrassonografia, atenção primária, recepção, agendamento, Núcleo de Educação Permanente, Segurança do Paciente, Limpeza e Portaria.

De acordo com o diretor administrativo da Policlínica, Ricardo Martins, a implantação do Pasa fortalecerá a organização da linha de cuidado da gestante e garantirá um atendimento ainda mais humanizado, seguro e eficiente. “Investir na capacitação das equipes é fundamental para oferecer serviços de qualidade à população”, afirmou.

A participação da equipe multiprofissional da linha de cuidado da gestante é obrigatória durante os três dias de atividades, assegurando alinhamento técnico para a implantação efetiva do modelo Pasa na unidade do Governo de Goiás na região sudoeste do Estado.

SERVIÇO
Treinamento Introdutório para implantação do Modelo Pasa na linha de cuidado da gestante
Data: de terça a quinta-feira (2 a 4/12)
Horário: 8h às 17h30
Local: Policlínica de Quirinópolis, R. 3, nº 1, Residencial Atenas 2, Quirinópolis-GO

Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo