HCN abre inscrições para programas de residência médica e multiprofissional
Unidade estadual em Uruaçu oferece 15 vagas com início em 2026; inscrições vão até 23 de outubro

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, está com inscrições abertas para programas de residência médica e multiprofissional em saúde. Ao todo, a unidade oferece 15 vagas nove para residência médica e seis para a multiprofissional com início previsto para 2026. Os programas fazem parte de uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
As inscrições devem ser feitas até as 17h do dia 23 de outubro no site do Instituto Verbena, ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pela realização do processo seletivo: www.institutoverbena.ufg.br.
Na residência médica, o HCN disponibiliza vagas em três especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Geral e Clínica Médica. Os programas são aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e fazem parte do esforço de interiorização da formação médica especializada no estado.
Já na residência multiprofissional, a unidade oferta seis vagas na área de Atenção em Urgência e Emergência/Trauma, para profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A formação tem duração de dois a três anos, com dedicação exclusiva e carga horária de 60 horas semanais.
Além do HCN, outros hospitais estaduais também participam do processo, totalizando 294 vagas em Goiás — 204 para residência médica e 90 para multiprofissional. Há oportunidades em áreas como saúde da criança e do adolescente, infectologia, reabilitação, odontologia, medicina intensiva e diversas outras especialidades, tanto de acesso direto quanto com pré-requisito.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, seguida por análise curricular. Os editais completos, com cronograma, conteúdo das provas e critérios de avaliação, estão disponíveis no portal do Instituto Verbena e no site da Secretaria de Saúde de Goiás (www.saude.go.gov.br).
A presença de residentes no HCN tem contribuído para consolidar o hospital como referência não só em assistência, mas também em ensino na área da saúde. A estrutura da unidade e a qualificação da equipe proporcionam um ambiente de aprendizado contínuo, beneficiando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos em mais de 60 municípios da região Centro-Norte do estado.
Texto e Foto: Victor Weber/ Imed


