HGG promove Dia D com mutirão de mamografias para trabalhadoras em geral

Programação da unidade do Governo de Goiás pelo Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama ainda inclui edição especial do Saúde na Praça

Unidade do Governo de Goiás celebra Outubro Rosa com mais serviços à população feminina

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza uma ampla programação voltada à saúde da mulher, incluindo um mutirão de mamografias. Nesta quinta-feira (16/10), ocorre o Dia D, quando a unidade receberá trabalhadoras do comércio, da construção civil, de bares e restaurantes, além das esposas de trabalhadores desses segmentos.

Para a data, a unidade do Governo de Goiás também recebe mulheres ligadas à Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso (Abraxp), entidade que representa pessoas com uma doença genética rara que predispõe o câncer de pele. E, ainda, para trabalhadoras ligadas à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), ao Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), além das esposas de trabalhadores destes segmentos.

O mutirão de mamografias, que já está em andamento, segue até o dia 31 de outubro, com mais de 200 exames ofertados. O objetivo é facilitar o acesso das mulheres à mamografia, um exame essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. Caso seja identificada alguma alteração, o HGG também fará o encaminhamento gratuito para consulta e acompanhamento com mastologista, garantindo um cuidado completo e contínuo.

Ainda nesta quinta-feira, o HGG realiza mais uma edição do projeto Saúde na Praça. Desta vez, além dos atendimentos tradicionais, o público receberá orientações sobre formas de prevenção ao câncer de mama e atividades práticas sobre o autoexame. A ação é realizada das 7h às 12h, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, e conta com apoio de equipes multidisciplinares compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, além de orientações médicas com residentes do Serviço de Mastologia do hospital.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância da saúde preventiva. Além disso, os visitantes poderão realizar testes de aferição de glicemia e pressão. Todos os atendimentos são gratuitos.

Conscientização e prevenção
O HGG realiza, durante todo o mês, ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. Entre os dias 2 e 10 de outubro, a unidade ofertou exames de mama voltados para as colaboradoras do hospital, do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo) e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição que administra as duas unidades.

Ao longo do mês, a unidade também mantém a iluminação da fachada na cor rosa e decoração com flores de cerejeira no Espaço do Trabalhador. E promove, até o fim de outubro, palestras para os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre o tema.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas, acima desta idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

De acordo com a chefe do Serviço de Mastologia do HGG, Erika Silva, mesmo com a campanha extensa que ocorre anualmente, muitas mulheres não realizam com a frequência desejável os exames preventivos. “Toda mulher, independente da faixa etária, precisa fazer o autoexame. A partir dos 40 anos, em casos assintomáticos, é indicado o exame de mamografia anualmente, e caso haja qualquer alteração, a orientação é procurar atendimento o quanto antes”, explicou.

Alexa Maia (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão