Hugo celebra Semana da Enfermagem

Com o tema “Eu cuido do amor de alguém”, programação foi desenvolvida entre os dias 15 e 17 de maio

A Semana da Enfermagem do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) de 2019 homenageou e celebrou o trabalho e a contribuição do profissional da enfermagem no cuidado dos pacientes e na construção do conceito de saúde e bem estar, que vai muito além da medicação. Com o tema “Eu cuido do amor de alguém”, o evento debateu e compartilhou os desafios do cotidiano da profissão e estimulou o olhar para o paciente que, sem dúvida, é o amor de alguém. O Hugo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), possui, atualmente cerca de 900 profissionais de enfermagem que foram retratados em uma exposição fotográfica também intitulada “Eu cuido do amor de alguém”, para demonstrar e dar rosto às pessoas que lidam diariamente com a assistência.

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do Instituo Haver, organização social que faz a gestão do Hugo, Yuri Vasconcelos Pinheiro. Posteriormente, dentro do “Espaço Saber”, os colaboradores puderam participar de quatro palestras: acordo coletivo da Enfermagem, que foi repetida durante os três dias de evento; Síndrome de Burnout: os efeitos da jornada extenuante para o profissional da saúde, ministrada pela psicóloga Ana Carolina da Silva Ribeiro; a importância da formação contínua e aprimoramento profissional, ministrada por Ângela Cristina Bueno Vieira, do IPOG; e Comunicação não-violenta, que foi ministrada pela juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Sirlei Martins da Costa.

Para cuidar de si, oferecido no “Espaço Bem Viver”, os profissionais da enfermagem puderem receber dicas de limpeza de pele e maquiagem, participar de terapias manuais (alongamento, massagem relaxante, liberação miofascial, ventosaterapia e avaliação postural – Liga LAFTAM), além de auriculoterapia e profilaxia contra a dengue, disponibilizadas pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), também unidade da SES-GO.

No segundo dia, o “Espaço Saber” apresentou a palestra Autorresponsabilidade, ministrada pela master coach Cris Oliveira, da(Febracis). No Bem Viver, será disponibilizado relaxamento e fisioterapia (Fisioeda), dicas de limpeza de pele e maquiagem (Mary Kay), osteopatia e terapias manuais (ITC Vertebral), círculo da cura (Studio de Yoga Camila Pessoa). Promovido durante o “Momento In Loco”, uma aula de Zumba com o professor Ailton Júnior Arantes, da Smart Fit, colocou a turma para dançar e jogar o estresse fora.

Para o encerramento, durante o “Espaço Saber”, a nutricionista Jordana Torres trouxe dicas de como a qualidade alimentar pode auxiliar na prevenção de doenças e o SIENF/GO apresentou o acordo coletivo da Enfermagem. No “Espaço Bem Viver”, a programação foi diversificada para agradar diversos públicos: alongamentos, massagem relaxante, liberação miofascial, ventosaterapia e avaliação postural para quem é mais zen e, para as mais agitadas, aula de Muay Thai para mulheres: princípios e fundamentos (Equipe Monge – Fabiana Gomes).

A programação completa contou com três momentos/espaços de interação:

Espaço Bem Viver – pensado para oferecer ao colaborador um momento de cuidado, carinho e de pausa para cuidar de si mesmo.

Momento In Loco– atividades coletivas desenvolvidas nos andares de internação, com participação livre. Além de promover um momento de relaxamento, a ação contribui para a interação entre os profissionais.

Espaço Saber – palestras e debates sobre temas que tratem do exercício da enfermagem: desafios e possibilidades.

Jovana Colombo, do Instituto Haver

Foto: Assessoria de Comunicação HUGO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo