HGG implanta Serviço de Geriatria e se firma como referência em cuidado integral ao idoso

Solenidade marca oficialmente a oferta do serviço na unidade do Governo de Goiás que já conta com uma ala exclusiva

Secretário adjunto, Sérgio Vencio fala na solenidade de implantação do Serviço de Geriatria no HGG

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) apresentou, durante solenidade realizada na quarta-feira (1º/10), o Serviço de Geriatria. Com a chegada de novos médicos, a especialidade voltada à saúde de idosos se junta a outras 27 que também contam com serviços médicos na unidade de saúde do Governo de Goiás.

Atualmente, 37,47% dos pacientes atendidos no ambulatório do hospital têm 60 anos ou mais. Nas alas de internação, 33,10% das pessoas internadas também figuram nessa faixa etária. A unidade já conta com o Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp), formado em sua maioria por médicos geriatras. A ala, primeira da rede pública estadual, acompanha idosos que enfrentam doenças graves e que ameaçam a vida.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, destacou a importância da iniciativa. “Mais uma vez aqui no HGG, o serviço de geriatria nesse hospital de altíssima complexidade, mais esse serviço para a população que cada vez envelhece mais. Então é fundamental que a gente tenha especialistas cuidando, tendo todo esse olhar para o paciente idoso que interne aqui, não só nesse hospital, mas pegar essa experiência e levar para todas as nossas unidades.”

Além da assistência direta, o HGG estruturou um núcleo de pesquisa em envelhecimento e uma residência médica em geriatria. A partir de 2026, a unidade passa a ofertar três vagas para essa especialidade, reforçando o compromisso de unir assistência de qualidade e excelência acadêmica.

Avanço na saúde
O subsecretário de Atenção em Saúde, Luciano Carvalho, reforçou o avanço para a rede estadual. “A implantação do Serviço de Geriatria aqui no HGG significa mais um avanço na saúde do Estado de Goiás, uma vez que a gente está oferecendo mais essa especialidade para atender a este público que tem tantas necessidades específicas”, disse.

“O HGG já conta com uma enfermaria de cuidados paliativos. Aqui, parte dos pacientes que são internados são idosos e, a partir de agora, a gente vai ter ambulatórios específicos para a população idosa. Consultas pré e pós-operatórias, reabilitação, ou seja, todos os serviços para que a gente tenha uma atenção mais qualificada, voltada à pessoa idosa”, acrescentou o subsecretário.

A coordenadora do novo serviço, Ana Terra, destacou a missão da equipe. “Nós estamos aqui no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi, na implementação do novo serviço de geriatria do hospital. Esse novo serviço trará grandes benefícios para a população de idosos de Goiás, pois contará com geriatras renomados do estado, oferecendo uma assistência global, individualizada ao idoso, sabendo das principais questões do envelhecimento”, explicou.

“Nós sabemos que a população tem envelhecido cada vez mais e que a expectativa para 2050 é que a população idosa alcance 2,1 bilhões. Então este serviço vem no momento correto para abarcar toda essa população que necessita de cuidados especializados nas síndromes geriátricas, na fragilidade, nas questões de demência e nas doenças crônicas que aparecem com o envelhecimento”, afirmou.

Além de Ana Terra, o serviço contará com os geriatras Alberto Cajuí, Daiane Macedo, Gisele Sagawa e Juliana Juqueira. Todos são formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e têm ampla experiência como preceptores de residência médica em geriatria pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Yara Galvão (texto, com informações do Idtech) e Marco Monteiro (Foto)

Governo na palma da mão