Hospital Estadual de Formosa registra aumento de 36% nos exames laboratoriais realizados

Avanço, obtido na comparação de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período de 2024, indica a ampliação da capacidade de atendimento da unidade, referência na região do Entorno do Distrito Federal

Profissional do Hospital Estadual de Formosa se prepara para colher sangue de paciente

No período de oito meses, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou 204.340 exames laboratoriais – média de mais de 25,5 mil por mês –, número 36% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram feitos 150.688 exames, com média mensal de 18,8 mil.

Os exames laboratoriais têm papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde, garantindo atendimento mais preciso. Entre os mais solicitados no pronto-socorro e nas internações está o hemograma, que avalia o estado geral de saúde, com média de 4 mil pedidos por mês. As análises de creatinina e ureia, cerca de 3 mil por mês, são indispensáveis para avaliar a função renal e o metabolismo.

Também fazem parte da rotina análises complementares, como proteínas totais e frações, glicemia, amilase, fosfatase alcalina, Gama GT, tipagem sanguínea, urocultura, testes rápidos, fósforo, cálcio total, magnésio e enzimas cardíacas. Em média, 3 mil pacientes são atendidos mensalmente, incluindo casos de urgência, emergência e internação.

Tecnologia e precisão
Com equipamentos importados da Alemanha e funcionamento 24 horas, o setor de tomografia conta com equipe multidisciplinar especializada, contribuindo para a detecção precoce e o acompanhamento de diversas doenças, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras localidades. De janeiro a agosto, foram realizados 14.336 procedimentos.

A relevância do serviço é reconhecida pelos pacientes, como Tatiana Macedo, que expressou gratidão pelo atendimento: “Vim ao hospital para fazer uma tomografia e nunca fui tão bem atendida como aqui. Fui recebida por pessoas gentis, sorridentes. Só tenho gratidão”, destacou.

Foto: Braz da Silva/Imed
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão