Hugo homenageia famílias de doadores de órgãos em cerimônia especial

Iniciativa da unidade de saúde do Governo de Goiás na capital integra ações do Setembro Verde e reforça o seu papel como referência na captação de órgãos no Estado

Familiares de doadores acolhidos por profissionais do Hugo e da Gerência de Transplantes

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) realizou, na semana passada, uma cerimônia em homenagem às famílias que autorizaram a doação de órgãos de seus entes queridos. A iniciativa integra as ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. O evento reuniu dez famílias e contou com a presença da gerente estadual de transplantes, Katiuscia Freitas, em um encontro marcado por depoimentos emocionantes e demonstrações de gratidão à solidariedade que salva vidas.

Durante a solenidade, os familiares participaram do ato simbólico da fixação de plaquinhas com as iniciais dos doadores no pequizeiro “Memorial Árvore da Vida”, escultura assinada pelo artista Siron Franco e instalada na recepção social da unidade. O HUGO é o único hospital do Estado que conta com um espaço permanente de homenagem aos doadores e suas famílias, reforçando seu papel de referência na captação de órgãos.

Desde junho de 2024, quando o Einstein Hospital Israelita assumiu a gestão do HUGO, já foram realizadas 60 captações de múltiplos órgãos, beneficiando mais de 110 pacientes que aguardavam por transplantes. Somente em agosto de 2025, foram registradas nove captações, o maior número do ano.

A diretora médica do HUGO, Fabiana Rolla, destaca que os dados refletem o comprometimento da equipe multiprofissional e a crescente conscientização da população sobre a importância de dizer “sim” à doação. “O memorial e a cerimônia lembram que, mesmo em momentos de dor, a decisão de doar pode renovar esperanças”, conclui.
Wynne Carnero (texto e foto)/Eisteins

Governo na palma da mão