Hemu lança campanha para fortalecer cuidado humanizado

Unidade promove ações de humanização para pacientes, acompanhantes e colaboradores durante esta semana

Campanha do Hemu visa estimular conversas significativas entre profissionais de saúde e pacientes

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), em Goiânia, deu início, nesta segunda-feira (29/09), à campanha ‘O que importa para você?’, ação voltada a estimular conversas significativas entre profissionais de saúde e pacientes.

O objetivo é criar um elo de compaixão e empatia, promovendo um atendimento humanizado e aprimorando o cuidado de saúde e assistência social, considerando o que realmente importa para cada paciente. O projeto é inspirado em uma iniciativa internacional da Healthcare Improvement Scotland.

A abertura do evento contou com a participação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. O maestro tenente Felipe Araújo comentou que é uma honra fazer parte da ação. “É uma forma de contribuir com o bem-estar da comunidade e apoiar aqueles que enfrentam desafios, ao mesmo tempo em que reconhecemos e valorizamos o trabalho dos profissionais de saúde”, disse.

Uma equipe do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), Organização Social que faz a gestão do Hemu, veio de Juiz de Fora (MG) para apoiar a implementação do projeto. A gerente assistencial da matriz, Fabíola Vieira, explicou que o movimento de 2010 foca em entender o que realmente importa para o paciente por meio de conversas significativas, oferecendo valor durante a internação.

“Para cuidar bem do paciente, é crucial valorizar os funcionários, ouvindo-os e reconhecendo suas necessidades. Assim, criamos um ciclo de valorização: funcionários inspirados cuidam melhor dos pacientes, melhorando a experiência de ambos”, afirmou.

Durante esta semana, a campanha contará com uma programação diversificada, incluindo música ao vivo, sessões de cinema, ações de beleza, oficinas, dinâmicas com psicólogos, distribuição de brindes, bingo, pipoca e algodão doce.

“O objetivo é transformar a rotina hospitalar, proporcionando momentos de descontração e bem-estar, contribuindo para uma experiência positiva do paciente e promovendo um ambiente acolhedor e humanizado”, finalizou a diretora-geral do Hemu, Fernanda Krepker.

Hélmiton Prateado (texto e foto) / HMTJ 

Governo na palma da mão