Hugol promove ação para assistência e acolhimento qualificado à população

Quarta edição do projeto Hugol na Comunidade proporcionou a oferta de serviços à população da capital e cidades vizinhas

Ação Hugol na Comunidade possibilitou a realização de procedimentos de saúde e atendimentos sociais à população

O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou neste sábado (20/08) a quarta edição do projeto Hugol na Comunidade. A ação ocorreu no Colégio Estadual da Polícia Militar Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, na Região Noroeste de Goiânia. Durante todo o dia, centenas de pessoas residentes em diferentes bairros da capital e de municípios vizinhos compareceram à unidade escolar para a realização de atendimentos da área de saúde, cidadania, lazer e bem-estar.

O Hugol é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) administrada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). O titular da SES-GO, Rasível Santos, foi representado na ação pela superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES, Amanda Melo. Ela destaca que a iniciativa representa um momento especial de acolhimento, cuidado e conexão com a população que mora próximo ao Hugol. “Saúde vai muito além do atendimento hospitalar. É escuta, presença e respeito. Por isso, estamos aqui hoje: para cuidar, orientar e caminhar juntos”, pontua.

O diretor técnico-assistencial do Hugol, Guillermo Sócrates, enfatiza que a ação promove a integração entre a unidade hospitalar e a população. “Essa iniciativa tem o mérito de demonstrar às pessoas que residem na Região Noroeste que o trabalho desenvolvido pelo Hugol vai além da assistência”, destaca. Ele vincula o êxito da iniciativa ao empenho dos profissionais que trabalham na unidade e das parcerias firmadas com importantes instituições do Estado, entre elas as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Polícia Militar.

Muitas pessoas que procuraram atendimento na ação acordaram cedo com o propósito de buscar solução para uma demanda antiga. O servidor púbico Delfino Santino de Oliveira, de 68 anos, morador do Setor Maysa, em Trindade, compareceu ao colégio acompanhado do filho, o vendedor Jeferson Martins de Oliveira, para receber a dose da vacina contra a influenza. “Eu passei por uma cirurgia e não tive condição de tomar a vacina durante a campanha”, sublinhou.

A dona de casa Feliciana Francisco Ramalho, de 61 anos, residente no Jardim Curitiba, foi até a unidade para fazer o exame eletrocardiograma, indicado por um cardiologista há alguns meses. Ela passou pela triagem, onde aferiu a pressão arterial e fez a testagem de glicemia. Depois, foi encaminhada para a realização do exame na própria escola. Todo o processo durou menos de 30 minutos.

Para a dona de casa Maria José de Moraes Ferreira, de 61 anos, o Hugol na Comunidade representou uma oportunidade de realizar o sonho de receber o Passaporte do Idoso, emitido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. “Agora posso viajar gratuitamente para a casa de familiares e amigos que moram em outros municípios”, sublinhou. Ela informou que há cerca de um ano planejava conseguir o documento.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão