Estado realiza ações de prevenção e informação sobre hepatite viral

Eventos integram campanha Julho Amarela que visa chamar a atenção da população sobre a gravidade da doença. Testes rápidos ajudam no diagnóstico da enfermidade

Ações envolvem realização de teste rápido, que contribui para diagnóstico de hepatites B e C

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza neste mês uma série de ações voltadas à prevenção e tratamento das hepatites virais. Essas atividades integram a programação da campanha Julho Amarelo, realizada em todo Estado com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a gravidade dessa enfermidade e a importância da adoção de medidas preventivas, de monitoramento e diagnóstico precoce.

As ações estão sendo coordenadas pelas Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa) e de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO (veja informações abaixo). A hepatite viral constitui um grave problema de saúde pública. Ela acomete o fígado, causando inflamação que pode variar de leve a acentuada. Grande parte dos portadores de hepatite viral não sabe que está com a doença pelo fato de ser uma infecção silenciosa, que inicialmente não apresenta sintomas clínicos evidentes.

Existem cinco vírus causadores das hepatites (A, B, C, D e E). A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, informa que a doença pode evoluir para a forma crônica, quando o agente for o vírus da hepatite B (HBV) ou o vírus da hepatite C (HCV).

A transmissão da hepatite B pode ocorrer pelo compartilhamento de agulhas, seringas e material de manicure e pedicure; pela relação sexual, o que a caracteriza como uma doença sexualmente transmissível e, também, pela forma vertical, de mãe para o filho, durante a gestação. Já a transmissão do vírus da hepatite C acontece principalmente pela via parenteral.

Prevenção e tratamento
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativos a 2022 indicam que cerca de 254 milhões de pessoas em todo o planeta são portadores de hepatite B e aproximadamente 50 milhões têm a hepatite C. Em Goiás, conforme as notificações da SES-GO, entre 2019 e 2023 foram confirmados 3.430 casos de hepatites B e C. Destes, 1.688 (49,2%) são casos de hepatite B e 1.742 (50,8%) de hepatite C.

Paula dos Santos Pereira assinala que a SES-GO atua continuamente com o desenvolvimento de ações preventivas à hepatite B, em especial com a realização de testes rápidos e com a distribuição de preservativos.

Os testes rápidos, eficazes no diagnóstico dos vírus B e C, são realizados em todas as unidades básicas de saúde do Estado. Já os preservativos são distribuídos em eventos realizados durante todo o ano em auditórios, universidades, shoppings, parques e terminais rodoviários, entre outros locais de grande aglomeração.

A hepatite B também pode ser prevenida por meio de vacina, disponibilizada pela SES-GO para bebês, adolescentes, adultos e gestantes não-vacinadas. A superintendente enfatiza as pessoas com diagnóstico de hepatite viral são encaminhadas para o tratamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) totalizando 22 serviços distribuídos nos municípios do Estado.

Ações alusivas ao Julho Vermelho:

  • Capacitação de profissionais da Regional de Saúde Nordeste 2
  • Data – 2 a 4 de julho
  • Local – Posse
  • Realização de Testes Rápidos
    • Data – 30 de julho
    • Local – Hospital Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz
  • Distribuição de Testes Rápidos
    2023 – 334.120 testes rápidos para Hepatite B
    314.650 testes rápidos para Hepatite C 2024 – 155.825 testes rápidos para Hepatite B
    159.585 testes para Hepatite C

Unidades dotadas de Serviços de Atenção Especializada

  1. Cais Bairro Goiá – Goiânia
  2. Cais Campinas – Goiânia
  3. Cais e Upa Jardim Novo Mundo – Goiânia
  4. Centro Municipal de Diagnóstico Dr. Sílvio Pascoal – Catalão
  5. Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT)
  6. CTA/SAE – Iporá
  7. Cais Cândida de Morais – Goiânia
  8. Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) – Goiânia
  9. Hospital das Clínicas da UFG – Goiânia
  10. Núcleo de Ações Básicas de Saúde de Itumbiara
  11. SAE Santo Antônio do Descoberto
  12. SAE Anápolis
  13. SAE Hospital Dr. Serafim de Carvalho – Jataí
  14. SAE Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos
  15. SAE Rio Verde
  16. SAE CTA Uruaçu
  17. SAE CTA Águas Lindas de Goiás
  18. SAE CTA Caldas Novas
  19. SAE CTA Valparaíso de Goiás
  20. SAE CTA Novo Gama
  21. SAE de Aparecida de Goiânia
  22. UDM Senador Canedo

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo