Heapa reforça segurança com formação de brigadistas e simulado de emergência
Ação capacitou colaboradores e testou protocolos de emergência, garantindo mais segurança para pacientes, profissionais e instalações

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) realizou uma importante ação voltada à segurança institucional: a formação de novos brigadistas de incêndio e a execução de um simulado de urgência e emergência. A iniciativa, promovida em parceria com o 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Aparecida de Goiânia, teve como objetivo ampliar a capacidade de resposta da unidade em situações críticas.
No primeiro dia, 80 colaboradores participaram do curso de formação de brigadistas de incêndio e emergência, ministrado pelo sargento Darsam. Com a nova turma, o hospital passa a contar com 160 brigadistas aptos a atuar em casos de incêndio e outras emergências. O treinamento abordou técnicas de prevenção, combate e controle de princípios de incêndio, além de procedimentos de evacuação, contenção de pânico e assistência ao público. A importância da comunicação rápida com autoridades, como bombeiros e serviços de emergência, também foi destacada.
De acordo com o engenheiro do trabalho do Heapa, Willian Martins, a ação reforça o compromisso da instituição com a segurança de colaboradores, pacientes e instalações. “A brigada de incêndio é fundamental para a segurança individual dos colaboradores, para a proteção física da unidade e para o bom funcionamento dos processos operacionais. Essa eficácia é alcançada graças à qualidade dos treinamentos e das capacitações de seus membros”, ressaltou.
O simulado de urgência e emergência teve início na cozinha, com encenação de combate a incêndio e atendimento a uma vítima. Simultaneamente, foi promovido o abandono de área em diversos setores do hospital, incluindo administrativo, farmácia, almoxarifado, UPR, posto de enfermagem, raio-x, CME, manutenção, NIR e recepção. Também foram realizadas evacuações nas áreas de enfermaria, observação e UTI, com uso de pacientes fictícios.
O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás participou ativamente da operação, enviando três viaturas para simulações de transporte de vítimas e combate ao incêndio na edificação.
Hélmiton Prateado (texto e foto) / HMTJ


