Maternidade do Hospital Estadual de Luziânia celebra 3 anos

Unidade já realizou 3.844 partos e se tornou referência em assistência materno-infantil na região

Unidade oferece pronto-socorro adulto e obstétrico 24 horas e é referência na região

A Maternidade do Hospital Estadual de Luziânia (HEL) completa 3 anos de funcionamento, consolidando-se como referência em assistência materno-infantil na região do entorno do Distrito Federal. Desde a inauguração, em 2021, a unidade realizou 3.844 partos. Durante este período, a unidade se destacou pelo compromisso em oferecer atendimento humanizado e seguro às mães e bebês.

Para o diretor-geral do HEL, Francisco Amud, a celebração da data representa um marco para a comunidade. “Mais do que números, cada nascimento reafirma a confiança da população em nosso trabalho. Seguiremos firmes na missão de proporcionar às famílias da região um espaço de saúde e esperança, sempre com excelência e dedicação”, declarou.

A paciente Any Queren de Oliveira Lopes, mãe do pequeno Mizael Oliveira Borges, que nasceu na unidade, disse que guarda “uma história de amor com a maternidade”. “Desde a recepção até o momento do parto, recebi muito carinho. Meu parto foi normal e, mesmo com toda a dor e a ansiedade, me senti segura o tempo todo. As médicas, enfermeiras e toda a equipe foram muito atenciosas. Sou grata a todos pela assistência que recebemos aqui no hospital”, contou.

Para a diretora técnica médica do HEL, Dra. Patrícia Castro Marinho, a maternidade foi criada com o propósito de acolher com dignidade, cuidar com excelência e comemorar a vida. “Hoje, não celebramos apenas uma estrutura física, mas um projeto de vida que se fortalece a cada nascimento, com uma equipe dedicada e comprometida em transformar cuidado em esperança”, afirmou.

Com estrutura consolidada, o HEL é reconhecido como um hospital de pequeno porte com atuação robusta em média e alta complexidade. A unidade oferece pronto-socorro adulto e obstétrico 24 horas, realiza partos, cirurgias eletivas e de urgência, e mantém leitos de internação clínica, cirúrgica e de UTI adulto. Além dos números expressivos da maternidade, o hospital já realizou, entre 2022 e junho de 2025, mais de 140 mil internações, 10 mil cirurgias, 93 mil atendimentos no pronto-socorro, 55 mil consultas ambulatoriais, além de mais de 107 mil exames de imagem e 511 mil exames laboratoriais.

Foto: Julianna Adornelas
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão