Serviço de Nutrição auxilia tratamento de pacientes no HDS
Atendimento humanizado e planos alimentares personalizados transformam rotina de pacientes e reforçam importância da nutrição clínica no cuidado integral à saúde

“Para mim tem sido um divisor de águas. É um atendimento que me devolveu a vontade de lutar pelas dietas para ter uma qualidade de vida melhor. O atendimento é tudo de bom, me ensina como ter uma educação alimentar. Para mim é perfeito.” O relato é de Márcia Filomena, 43 anos, paciente do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), que encontrou no serviço de nutrição clínica um novo incentivo para cuidar da saúde.
Outra história é a de Joyce, 27 anos, que enfrenta compulsão alimentar e tem como objetivo realizar a cirurgia bariátrica. Com mais de 200 quilos, ela busca recuperar a saúde e voltar às atividades que ama, como capoeira e dança. “Minha expectativa é perder peso para chegar aos 90 quilos e voltar a fazer o que eu mais gosto. Mesmo com sobrepeso, não perco a alegria de viver. Sempre lembro de uma frase que minha mãe me ensinou: mesmo em tempos difíceis, um dia tudo fica melhor. É importante manter a fé e acreditar que dias melhores virão”, compartilha.
Joyce também elogia o atendimento recebido: “Fui acolhida com muito carinho e sem julgamentos.” Além do acompanhamento nutricional, ela recebe suporte psicológico e psiquiátrico da unidade para lidar com a compulsão alimentar.
A nutricionista Heliedna Karize Alves explica que, no caso de Joyce, foi elaborado um plano alimentar simples e equilibrado, com menos calorias e mais proteínas, aliado ao suporte psicológico para auxiliar na adesão. “Orientamos a inclusão de fibras na alimentação para aumentar a sensação de saciedade. Também encaminhei Joyce ao ortopedista e iniciamos fisioterapia para melhorar a mobilidade e o condicionamento físico, estimulando a prática de caminhadas diárias”, detalha.
Histórias como a de Márcia e Joyce refletem a proposta do HDS de oferecer atendimento integral em nutrição clínica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço alia ciência, acolhimento e acompanhamento personalizado, ajudando pacientes em diferentes fases da vida a conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O ambulatório atende adolescentes, adultos e idosos em diversas condições, como controle de peso, preparação para cirurgia bariátrica, acompanhamento de doenças crônicas (diabetes e hipertensão), além de cuidados em situações específicas como fibromialgia, refluxo, alergias e intolerâncias alimentares, climatério, hipertrofia muscular e tratamento de feridas crônicas.
Segundo o supervisor multiprofissional José Audete de Medeiros Júnior, cada consulta é planejada de forma individualizada. “O atendimento envolve uma conversa detalhada sobre alimentação e histórico de saúde, exame físico e medições corporais, como peso, altura, circunferência da cintura, percentual de gordura e massa muscular. Com essas informações, conseguimos definir metas realistas e elaborar planos alimentares que respeitam a rotina de cada pessoa, incentivando hábitos saudáveis”, explica.
José Audete reforça que o objetivo do serviço é valorizar a singularidade de cada paciente e contribuir tanto para o tratamento quanto para a prevenção de doenças. “Os retornos são ajustados conforme a evolução de cada caso, geralmente entre 30 e 45 dias, o que permite um acompanhamento próximo e contínuo”, conclui.
Naiclea Luzia da Silva (texto e foto) /Agir


