Terapia Ocupacional do Ceap-Sol promove passeio terapêutico
Ação proporciona atividade significativa e reforça cuidado centrado no paciente

O setor de Terapia Ocupacional do Ceap-Sol, unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes e referência em cuidado prolongado, promoveu uma tarde especial para um de seus usuários, proporcionando uma experiência terapêutica fora do ambiente hospitalar.
Vitor Hugo, paciente acompanhado pela equipe de Terapia Ocupacional há alguns meses, compartilhou com a terapeuta ocupacional Tainá Rakan Póvoa seu interesse por biologia, paleontologia e arqueologia. A partir desse diálogo, surgiu a ideia de realizar um passeio ao zoológico, com foco nos bastidores da rotina de cuidado com os animais. Durante a visita, Vitor pôde acompanhar de perto o preparo e a distribuição de alimentos para diferentes espécies, observando as especificidades de cada uma.
Segundo a profissional do Ceap-Sol, a escolha do local foi cuidadosamente pensada para tornar a atividade realmente significativa: “A proposta do encontro de hoje foi promover ao Vitor uma atividade que fizesse sentido para ele. Por isso, escolhemos o zoológico que é um assunto de seu interesse. Trabalhamos aspectos educativos e de lazer, sempre com o olhar voltado para uma concepção ampliada de saúde,” explicou a terapeuta.
Vitor Hugo demonstrou entusiasmo com a experiência, destacando o quanto aproveitou o momento: “Achei o passeio muito interessante. O zoológico tem uma diversidade grande de animais, achei muito legal,” comentou.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso da unidade com um modelo de cuidado que vai além das intervenções clínicas, promovendo qualidade de vida, bem-estar emocional e inclusão por meio de atividades significativas e personalizadas. A Terapia Ocupacional, nesse contexto, atua como uma importante aliada no processo de reabilitação e humanização da assistência.
Ester Silva (texto e foto) / ISG


