Crer celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com visita ao Zoológico de Goiânia

Acompanhado por profissionais da unidade do Governo de Goiás, momento terapêutico contou com experiencias sensoriais trabalhando comportamento, audição, tato e interação social

Pacientes do Crer interagem com animais, na visita promovida pela unidade ao zoológico

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu um passeio especial para seus pacientes autistas ou com outras deficiências intelectuais, e seus familiares, ao Parque Zoológico de Goiânia. A visita foi uma oportunidade de trabalhar a interação social e de promover experiências sensoriais, com exposições dos visitantes a sons, cheiros e texturas diferentes.

Para o psicólogo do Crer Roniery Correira Santos, o evento foi extremamente importante. “Fazer com que essas crianças ultrapassem os muros do consultório, para que eles consigam iniciar a independência, através de intervenções baseadas em evidências. Então, o estímulo sensorial diferente, intervenções psicossociais, terapias comportamentais, programas de treinamento para os pais. É visível que hoje a gente conseguiu trazer um impacto positivo no bem-estar dessas crianças e dessas famílias, pensando sempre em levar qualidade de vida para os pacientes e seus cuidadores”, explica Roniery.

Ao todo, participaram do momento 200 pacientes em atendimento na Clínica Intelectual do Crer e seus familiares, monitorados por 30 profissionais da unidade do Governo de Goiás, entre psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, arteterapeutas e musicoterapeutas.

Dentre os pacientes que participaram do evento, o pequeno Heythor Alexandre, de 5 anos, diagnosticado com autismo nível 2 de suporte, se divertiu bastante durante o passeio e distribuiu sorrisos. A mãe, Nawany Alves, destaca que momentos assim ajudam no desenvolvimento do filho. “Ele nunca tinha ido ao zoológico. Ele achou muito legal. No início, ele ficou um pouco envergonhado por conta das outras crianças, mas aos poucos se soltou e conseguiu interagir com todos, no tempo dele”, explica.

Diagnóstico TEA
Médico do Crer e especialista em neurologia infantil, , Hélio van der Linden explica que o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O neurologista reforça o papel do Crer no atendimento de pacientes autistas de todo o Estado. “Hoje o Crer é referência no atendimento de pacientes com TEA. Aqui recebemos crianças e adolescentes regulados pelo Complexo Regulador Estadual da SES (Secretaria de Estado da Saúde de Goiás), que são encaminhados após avaliação em uma unidade básica de saúde e que aqui passam a receber acompanhamento médico e multiprofissional.”

O Crer agradece ao Parque Zoológico de Goiânia por receber os pacientes e colaboradores neste momento especial para celebração da diversidade e da inclusão que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo