Projeto Hugol nas Escolas multiplica conhecimento de cuidados em saúde

Equipe da unidade do Governo de Goiás visita Colégio Estadual Jayme Câmara, onde residentes de enfermagem ministraram aula de primeiros socorros a 240 alunos do oitavo e nono ano

Alunos da escola pública da região noroeste atentos às dicas de profissionais do Hugol

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou, na sexta-feira (15/03), mais uma aula do Projeto Hugol nas Escolas. Criado em 2016, o programa já orientou mais de 8 mil alunos de escolas estaduais da região noroeste de Goiânia.

Dessa vez, a equipe da unidade do Governo de Goiás foi até o Colégio Estadual Jayme Câmara, onde residentes de enfermagem ministraram uma aula de primeiros socorros a 240 alunos do oitavo e nono ano. Com teoria e prática, a turma pôde tirar dúvidas e saber mais sobre procedimentos básicos de salvamento.

A associação do conhecimento dos profissionais à curiosidade dos alunos é uma forma de disseminar noções de cuidado à vida, uma vez que eles estarão minimamente preparados para uma emergência e podem reduzir o tempo de espera de socorro à uma vítima e aumentar a probabilidade de um resgate bem-sucedido.

“Os primeiros socorros são de fundamental importância. Eles permitem que, durante o tempo de deslocamento da equipe de saúde, a vítima não evolua para um estado mais grave. Saber realizar os primeiros passos, com certeza, contribui com o atendimento posterior, já no pronto socorro da unidade de saúde”, destacou Gabriel Soares, residente de enfermagem do Hugol.

A diretora da escola, Taith Ferreira, ressaltou a importância da parceria com Hugol e da necessidade de abordar o tema nas escolas. “Eles multiplicam. Eles chegam em casa e conseguem passar para a família, para os colegas, e contribuirem para que isso melhore as condições de vida com relação ao ambiente familiar”, declarou.

Rômulo Silva (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo