Hugol realiza cerimônia de inauguração de dois novos tomógrafos

Um dos tomógrafos foi adquirido pela SES-GO e o outro por meio de uma verba parlamentar destinada pelo Senador Vanderlan Cardoso

Os novos equipamentos são muito mais rápidos, modernos e com o dobro de qualidade de imagem

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou a cerimônia de inauguração de dois novos tomógrafos, nesta segunda-feira (11). A solenidade, realizada no auditório da unidade, contou com a presença do Senador Vanderlan Cardoso; do Superintendente de Monitoramento de Contratos de Gestão e Convênios da SES-GO, Pedro de Aquino; dos diretores do Hugol e dos superintendentes da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

O investimento para aquisição dos novos aparelhos foi de R$ 5,2 milhões no total. Um dos tomógrafos foi adquirido pela SES-GO e o outro por meio de uma verba parlamentar, recebida em dezembro do ano passado, destinada ao hospital pelo Senador Vanderlan Cardoso. “Hoje o hospital está muito equipado com o que há de mais tecnológico no mercado. A saúde do estado de Goiás é motivo de orgulho para nós. Quando vimos os atendimentos aqui do Hugol ficamos encantados com a excelência dos serviços prestados”, disse o Senador.

Cada tomógrafo tem capacidade de atender mais de 2.500 pacientes por mês, o que representará um aumento significativo na capacidade de diagnóstico e na agilidade dos procedimentos médicos de urgência no Hugol. Para se ter uma ideia, em 2023, foram realizados em média 5,4 mil exames de tomografia por mês, tanto de pacientes adultos quanto de pacientes pediátricos. “Com esses equipamentos conseguiremos aumentar a segurança dos pacientes e com isso garantir uma maior qualidade na prestação de serviços. É isso que a SES busca em parceria com a Agir”, afirmou o Superintendente da SES-GO, Pedro de Aquino.

Tecnologia e inovação
A tomografia computadorizada é uma ferramenta fundamental na prática médica, desempenhando um papel crucial no diagnóstico, tratamento e monitoramento de uma ampla gama de condições médicas que chegam à unidade. O Hugol já possuía dois aparelhos de tomografia, sendo um de 16 e um de 64 canais, que foram substituídos por dois aparelhos mais modernos. Os novos equipamentos podem chegar até 160 canais, ou seja, são muito mais rápidos e com o dobro de qualidade de imagem. 

“Quanto maior o número de canais, maior a rapidez na aquisição de imagens, maior a qualidade dos exames e menor a radiação para o paciente. Essa atualização significa não apenas uma melhoria na qualidade dos exames, mas também uma significativa redução no tempo de espera, refletindo nosso compromisso contínuo com a excelência no cuidado da saúde.”, explicou o diretor geral da unidade, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol.

Juliana França (texto) e Thauann Sales (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo