Saúde realiza seminário para avaliar ações da planificação nos municípios
Evento reuniu profissionais dos 153 municípios que desenvolvem o projeto de Planificação da Saúde, realizado com a consultoria da Beneficência Portuguesa

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Beneficência Portuguesa (BP), realizou nesta quinta-feira (17/07) o Seminário Estadual de Avaliação de Resultados da Planificação da Atenção à Saúde. O evento, realizado em formato híbrido, reuniu gestores e profissionais de saúde de 153 municípios goianos, com o objetivo de apresentar e analisar experiências exitosas desenvolvidas nas unidades básicas de saúde que aderiram à planificação.
A abertura solene contou com a presença da superintendente de Atenção Integral à Saúde, Amanda Limongi — que representou o secretário Rasível Santos —, da superintendente de Regulação, Controle e Avaliação, Lorena Mota, e do coordenador de Projetos da BP, Rafael Saad, entre outras autoridades. Amanda Limongi destacou que o seminário representa uma oportunidade para celebrar os avanços alcançados pelos municípios na reorganização dos processos de trabalho e na melhoria do atendimento aos usuários.
Atualmente, cerca de 700 unidades básicas de saúde adotaram a planificação nos seus processos de trabalho. Os 153 municípios participantes estão distribuídos em 13 das 18 Regionais de Saúde do Estado. Os trabalhos apresentados no seminário abordaram temas diversos, como o fortalecimento da atuação dos agentes comunitários de saúde, sinergia institucional e integração ensino-serviço, atuação dos tutores regionais na planificação e o cuidado farmacêutico como ferramenta para a melhoria da adesão ao tratamento com insulina.
O coordenador de Projetos da BP, Rafael Saad, ressaltou que o seminário promoveu uma análise dos indicadores do projeto e da forma como ele está sendo estruturado no território goiano. “Temos a intenção de planejar os avanços a serem implementados nas próximas fases, buscando a excelência na planificação”, afirmou. Entre os próximos passos, Saad destacou a definição dos processos de trabalho nas unidades básicas de saúde e policlínicas do Estado, além do fortalecimento de redes estratégicas, como a Rede Materno-Infantil.
A gerente de Atenção Primária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde, Lígia Duarte, enfatizou que o evento proporciona visibilidade às ações exitosas realizadas pelos municípios, que podem servir de referência para outras localidades. Segundo ela, a SES-GO e a BP já estão organizando um novo seminário, previsto ainda para este ano, que reunirá os principais trabalhos apresentados e debaterá os desafios prioritários para o fortalecimento da planificação no estado.
Maria José Silva (texto) e Shirley Raquel (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO


