Oficina prepara técnicos para vacinação contra a Pólio

Nos dias 8 e 9 de março os coordenadores dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica de todos os municípios goianos participam da Oficina sobre o Plano de Erradicação da Poliomielite. O evento acontece das 8 às 18 horas, no Augustus Hotel. A formação está sendo promovida pela Gerência de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Os temas a serem abordados durante a oficina são o Plano de Erradicação da Poliomielite, substituição da Vacina Oral Trivalente (VOPt) pela Vacina Oral Bivalente (VOPb), esquemas de vacinação, coberturas vacinais na rotina e nas campanhas, ações de vigilância epidemiológica de poliomielite, vigilância sanitária e ambiental e atualização do Calendário Nacional de Vacinação.

Pacto de erradicar a poliomielite

O pacto de erradicar a poliomielite em todos os continentes foi firmado em 1988. Desde então, a quantidade de países nos quais foi isolado o poliovírus selvagem, transmissor da doença, diminuiu de 125 para 2. Atualmente, são notificados casos da doença apenas no Paquistão e no Afeganistão. No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi registrado em 1989. Em 1994, o País recebeu o certificado de erradicação da doença emitido pela Organização Mundial da Saúde.

A principal estratégia para a erradicação da poliomielite no mundo é a retirada de circulação da Vacina Oral Trivalente (VOPt) em gotas, que tem em sua composição o vírus vivo atenuado (sorotipos 1, 2 e 3). Esta vacina será substituída a partir de agosto deste ano pela Vacina Oral Bivalente (VOPb), também em gotas, produzida com os sorotipos 1 e 3. Tais tipos de vacina garantem proteção coletiva, inclusive para a criança não imunizada.

Tome Nota

Evento – Oficina sobre o Plano de Erradicação da Poliomielite

Data – 8 e 9 de março

Horário – 8 às 18 horas

Local – Augustus Hotel

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo