Operação interfederativa contra Aedes é realizada no Entorno do DF
Governos Federal, de Goiás e do DF se reúnem para definir ação conjunta e integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, coordena nesta quarta-feira, dia 16, reunião estratégica para intensificar no Entorno do Distrito Federal as ações da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes”, lançada em dezembro de 2015, com objetivo de erradicar o mosquito do território goiano. Estarão presentes o ministro da Saúde Marcelo Castro, o governador do Estado de Goiás Marconi Perillo e o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg.
O evento acontecerá na Sala Nacional de Coordenação e Controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), que fica no Setor Policial Sul área 5, Qd 3, Bloco K, em Brasília (DF). Serão dois momentos: das 10h às 12h acontecerá a apresentação da situação de combate ao Aedes pelo Ministério da Saúde, Secretarias de Estado de Goiás e do DF e prefeituras dos municípios do Entorno; e das 14h às 16h haverá a definição de estratégias de combate ao Aedes no Entorno do DF, pela Sala Interfederativa.
A ação conjunta entre as unidades federativas e a União se faz necessária pelo agravamento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (zika, dengue e chikungunya), a volta da circulação do vírus tipo III da dengue, inicialmente na região do Entorno e, ainda, pela complexidade característica da região.
A operação Goiás contra o Aedes envolve ações de visitas domiciliares realizadas por Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, coordenados pela SES de Goiás e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, nos municípios. Até o momento, mais de três milhões de imóveis já foram visitados e 63 mil focos do Aedes eliminados.
Sala Interfederativa
A SES-GO estruturará uma Sala Interfederativa no escritório da representação de Goiás no DF, localizada no Lago Sul, que será responsável por coordenar as ações do Goiás contra o Aedes nos municípios do Entorno.
Os dados da força-tarefa Goiás contra o Aedes podem ser acompanhados pela internet, em tempo real, pelo seguinte caminho:
-www.saude.go.gov.br
-Clicar no menu Conecta-SUS
-Clicar em Indicadores de Saúde
-Clicar no último link, monitoramento de Combate ao Aedes