Gustavo Sebba conhece estrutura do Lacen-GO

O deputado estadual Gustavo Sebba, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás, visitou no dia 16 de março, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Por meio da visita, o parlamentar procurou conhecer com mais profundidade as atividades desenvolvidas pelo Lacen, em especial a realização de testes para a detecção de chikungunya e zika, que começaram a ser realizados neste mês pela equipe do laboratório.

O Lacen-GO é referência em Goiás para uma série de exames. Até o mês passado, os exames para a detecção de chikungunya e zika eram realizados, respectivamente, pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, e pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A decisão de capacitá-lo e estruturá-lo para tais testes foi adotada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em função do aumento expressivo da demanda e com o propósito de possibilitar o diagnóstico mais rápido da doença.

Inicialmente, Gustavo Sebba conversou com os diretores do Lacen-GO sobre os benefícios para a população proporcionados pela implantação da técnica RT-PCR para o diagnóstico de chikungunya e zika. Com esta nova metodologia, o laboratório terá a capacidade de realizar até 30 exames por semana, prioritariamente para gestantes com sintomas da doença, gestantes com bebês microcefálicos e recém-nascidos com suspeita de microcefalia. A previsão é que os resultados sejam liberados em até 15 dias.

Após a reunião na diretoria, Gustavo Sebba percorreu as instalações do Lacen. Ele acentuou que o trabalho realizado pela unidade é de extrema importância para a população do Estado. Destacou, ainda, que o Lacen-GO é dotado de equipamentos especializados e profissionais capacitados, o que o avaliza para ser um laboratório de referência em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo