HEMU e HEMNSL promovem conscientização da saúde no período de carnaval

Ação realizada nas duas unidades do Governo de Goiás na capital reúne música, distribuição de preservativos e informativos sobre riscos de infecções sexualmente transmissíveis

Bloco Lava Folia com equipe da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do Hospital da Mulher

Os Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveram, na sexta-feira (09/02), ações de conscientização sobre os riscos e perigos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a fim de levar informação a todos e garantir um carnaval com saúde e segurança.

No Hemu, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), realizaram a blitz educativa do carnaval, com o tema Curtir é Bom. Prevenir É ainda Melhor. A blitz passou em todos os setores, distribuindo kits com folhetos informativos sobre as ISTs e preservativos.

O Time de Higiene de Mãos do Hospital da Mulher também colocou em ação o bloquinho Vem pro Lava Folia, para alertar sobre a importância da higienização correta das mãos, seja com água e sabão, seja com álcool gel.

Os integrantes, com seus adereços, alegraram os setores e corredores da unidade com música e muita animação. “Foi muito bonito e animado”, pontuou a enfermeira Thuany Sousa. “Foi bom sair da rotina. Nos trouxe informação e diversão”, ponderou a enfermeira Thaís Amorim.

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), quem entrou em ação foi o Bloquinho da Lourdinha. O NHE mobilizou vários colaboradores da unidade, na véspera de carnaval, e com muita cor, música e animação, divertiram os funcionários, pacientes e acompanhantes. Por meio da caixa misteriosa, as pessoas retiravam frases de orientação e prevenção contra doenças, além de distribuição de preservativos.

O promotor de vendas Ronaldo Martins, que estava acompanhando a esposa, se surpreendeu com a ação. “Achei super legal. É muito importante falar sobre a prevenção de doenças infecciosas”, avaliou.

Para curtir o carnaval com saúde e segurança, é importante que as pessoas se lembram dos cuidados básicos: alimentação leve, roupas frescas, beber bastante água, usar protetor solar, usar preservativos, além de estar com a vacinação em dia, caso for viajar.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo