Oficina de Arte promove bem-estar e alegra tarde de pacientes do HGG 

Prestes a completar 10 anos, projeto de humanização proporciona momento terapêutico através da arte

Paciente do HGG, Ruth Sousa, realiza pintura de dois rins durante oficina

Através das telas, tintas e pincel, os pacientes soltaram a criatividade na última terça-feira, 6 de fevereiro, durante a primeira edição do mês do projeto Oficina de Arte, promovida pela Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. Lançado em julho de 2014, o projeto de humanização do HGG, promove um momento de terapia por meio da arte para pacientes internados na unidade. A atividade é realizada quinzenalmente sob a orientação do artista plástico Alexandre Liah.

A paciente, Ruth Sousa, de 44 anos, aproveitou o momento para pintar dois rins. Paciente recém transplantada, ela afirmou que decidiu desenhar os órgãos para demonstrar gratidão à família doadora. “Essa pintura representa minha vida. Eu sou muito grata à família que teve esse ato de generosidade. Sem a doação desse rim, talvez eu não tivesse muito mais tempo de vida. Vou tirar foto postar para conscientizar mais pessoas que podem ajudar quem precisa de um órgão”, disse.

Internada há cerca de um mês por causa de problemas no fígado, a publicitária e locutora Dalila Fernandes participou pela primeira vez da Oficina de Arte. Ela disse que o momento de pintura foi uma oportunidade de relembrar a infância, quando fazia aulas de pintura. “Estou um pouco enferrujada, mas sempre gostei de pintar. Para mim, foi bom ter esse momento para que pudesse me distrair. Estou internada há um bom tempo e estava entediada no quarto. Foi ótimo ter esse momento”, avaliou.

Idealizador do projeto, o artista plástico Alexandre Liah é o responsável por conduzir a ação de humanização. Para ele, as telas em branco se tornam uma oportunidade para trazer memórias afetivas à tona, levantar a autoestima dos pacientes e promover um momento de bem-estar. Ele acredita que a pintura é uma forma de empoderar os pacientes a se reconectarem com seu eu interior.

Um dos vários projetos de humanização do hospital, o Oficina de Arte do HGG tem se mostrado uma atividade terapêutica enriquecedora para os pacientes, proporcionando momentos de expressão artística e bem-estar.

Texto e foto: Comunicação Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo