Prontuário seguro é tema de capacitação no Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás

Iniciativa visa esclarecer possíveis erros na criação dos registros, enfatizando a importância dessas inserções na segurança do paciente e no aperfeiçoamento do serviço de faturamento

Profissionais do Herso disputam jogo de tabuleiro na capacitação sobre prontuário seguro

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) promoveu, entre os dias 29 e 31 de janeiro, treinamento sobre prontuário seguro. O setor de auditoria e faturamento da unidade do Governo de Goiás sob a gestão do IPGSE conduziu a iniciativa, que utiliza jogos de tabuleiro para abordar protocolos e aspectos críticos relacionados à documentação clínica.

Com abordagem lúdica e participativa, o jogo de tabuleiro foi desenvolvido pela equipe de auditoria e faturamento com questões pertinentes à relevância do prontuário, seus relatórios e os protocolos internos da instituição. Essa metodologia interativa permitiu uma imersão eficaz nos temas abordados, facilitando a compreensão e retenção de informações cruciais por parte dos colaboradores.

Os prontuários são fundamentais como repositórios detalhados de informações clínicas, proporcionando uma linha do tempo cronológica das intervenções médicas, resultados de exames, prescrições e outros eventos relevantes. Manter esses registros de forma adequada não apenas atende a requisitos legais e regulatórios, mas também é essencial para a comunicação efetiva entre os membros da equipe de saúde, assegurando uma abordagem colaborativa e integrada ao tratamento.

A qualidade do registro em prontuários desempenha papel central na análise retrospectiva e na pesquisa clínica. Dados precisos e bem documentados possibilitam estudos epidemiológicos, avaliação da eficácia de intervenções médicas e contribuem para o avanço do conhecimento médico.

Objetivo

O treinamento teve como objetivo esclarecer possíveis erros na criação dos registros, enfatizando a importância dessas inserções para a segurança do paciente e para aperfeiçoar o serviço de faturamento, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se, ainda, a relevância de conscientizar os profissionais sobre a influência direta que a qualidade dos registros oferece na segurança e na eficácia dos cuidados prestados aos pacientes.

O compromisso da equipe é manter um acompanhamento cada vez mais próximo dos profissionais, destacando as áreas que necessitam de aprimoramento, e também estabelecer uma prática consistente e aprimorada na criação de registros, com ênfase na identificação e correção de taxas associadas a possíveis falhas.

Dessa forma, a abordagem proativa reforça o compromisso do Herso com a excelência na gestão de prontuários, visando garantir a qualidade do atendimento e o correto faturamento dos serviços prestados pelo hospital, que dá continuidade ao reconhecimento já recebido pela Central de Autorização de Procedimentos (CAP), orgão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

No treinamento, a equipe de auditoria e faturamento percorreu todos os setores da unidade ao longo de três dias, nos três turnos de plantão, assegurando a participação de todos os profissionais. Como incentivo adicional, foram realizados sorteios de lanches e a entrega de medalhas doces de reconhecimento aos presentes, promovendo um ambiente de engajamento e valorização profissional.

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo