HEMNSL e Hemu priorizam saúde mental dos colaboradores com programação especial

Atividades promovidas pelas duas unidades de saúde do Governo de Goiás envolvem palestra em alusão ao Janeiro Branco e atividades para o bem-estar e o relaxamento dos colaboradores

Fisioterapeuta Jackeline Rocha comanda sessão de relaxamento com profissionais do HEMNSL

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, na segunda-feira (29/01), a psicóloga Thaís Foizer, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Goiânia, para uma palestra esclarecedora sobre Saúde Mental no Trabalho, em alusão a campanha Janeiro Branco. A iniciativa, organizada pelo setor de eventos do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), organização social gestora da unidade, teve como objetivo principal promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental dos colaboradores.
 
Durante a palestra, Thaís abordou uma série de temas relevantes, incluindo qualidade de vida, riscos psicossociais, transtornos mentais e comportamentais, estresse ocupacional e estratégias de prevenção em saúde mental no ambiente de trabalho. Sua apresentação proporcionou reflexões profundas sobre a importância de cuidar da saúde mental, especialmente no contexto profissional, no qual as pressões e os desafios podem ser significativos. A profissional destacou que, “se precisar de ajuda, não hesite em procurar ajuda”.
 
Além da palestra, a programação incluiu atividades que visavam promover o bem-estar e o relaxamento dos colaboradores. O Mural da Gratidão permitiu que os funcionários expressassem suas mensagens de gratidão e apreço, fortalecendo os laços e promovendo um ambiente de positividade. Adicionalmente, uma atividade de relaxamento e alongamento foi conduzida pelo setor de fisioterapia, com a participação da fisioterapeuta Jackeline Rocha, proporcionando momentos de alívio do estresse e cuidado com o corpo. Ao final da ação, os participantes receberam um cartão com chocolate.
 
A ação agradou a todos. ”Foi muito esclarecedora. Seria bom abordar o assunto mais vezes”, pontuou o colaborador José Francisco Dantas. “Achei ótimo. Temos que tomar todos os cuidados, pois ter uma boa saúde mental  é fundamental”, afirmou a técnica de segurança do trabalho, Sônia Lima.
 
“É importante ressaltar que a atenção à saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para garantir o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. Palestras que oferecem informações relevantes e promovem práticas de autocuidado contribuem significativamente para a construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor”, afirmou a diretora operacional da unidade, Juliana Paixão.
 
Hemu 
A palestra sobre Saúde Mental no Trabalho também foi realizada no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), na sexta-feira (26/01), marcando o encerramento das atividades alusivas ao Janeiro Branco na unidade. Essa abordagem integral à saúde, que contempla tanto aspectos físicos quanto emocionais, reflete o compromisso das duas unidades com o cuidado integral de seus colaboradores e pacientes.

“Achei ótimo. Fortaleceu a importância do cuidado com a saúde mental em todos os ambientes de trabalho”, disse a técnica de enfermagem Maria Ângela Noronha. “Senti que estou no caminho certo. Faço tudo para estar bem comigo mesmo, para dar o meu melhor para o próximo”, declarou o auxiliar de lavanderia Denilson Santos.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo