HGG celebra habilitação do Ministério da Saúde para Serviço Transexualizador

Decisão abrange as modalidades ambulatorial e hospitalar, proporcionando um atendimento mais completo e especializado, pela unidade do Governo de Goiás, para a comunidade trans

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promoveu uma solenidade emocionante, na segunda-feira (29/01), em comemoração à habilitação do Ministério da Saúde para o Serviço Transexualizador da unidade do Governo de Goiás. Essa habilitação abrange as modalidades ambulatorial e hospitalar, proporcionando um atendimento mais completo e especializado para a comunidade trans.

O evento contou com a presença do secretário da Saúde estadual, Rasivel dos Reis; o secretário adjunto, Sérgio Vêncio; a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional e membro do Conselho de Administração do Idtech Amanda Souto; e a presidente do Conselho Administrativo do Idtech, Zanyr da Paixão Chaud e Sá Abreu. Também estiveram presentes representantes de entidades da comunidade Trans.

Durante a abertura do evento, dez usuários do Ambulatório TX subiram ao palco vestindo a bandeira trans, que simboliza a luta e a visibilidade dessa comunidade. O HGG também recebeu a Mostra Duo, com as coletâneas Visibilidade trans e Incômodo, da artista plástica trans goiana Zaia Ângelo expostas ao lado do telão e na entrada do auditório. Além disso, foram prestadas várias homenagens, incluindo a emocionante fala de Lucilea Bastos Oliveiras Carlos, mãe que homenageou seu filho José Mateus e ressaltou a importância do apoio familiar durante o processo de transição.

“Diante de tudo que eu vivi e acompanhei, eu só tenho a agradecer a toda equipe por tornar um sonho realidade. Porque a gente sabe que a luta não é fácil, e o mais importante é que as mães deem todo apoio aos seus filhos, porque não estamos aqui para julgar, mas sim para amar, acolher, respeitar e ajudar no que for preciso. Meu muito obrigada a toda equipe do HGG”, declarou a mãe, emocionada.

José Mateus, um dos usuários do ambulatório TX, também compartilhou sua gratidão: “Foi um momento muito especial e emocionante pra mim. Estar ao lado de pessoas que estão nos ajudando com nossa luta tem um grande significado. E o projeto TX tem um grande peso em minha vida. Agradeço de coração a todos os profissionais desse projeto e espero que essa ação cresça ainda mais, pois é muito importante ter aliados nessa causa”.

O coordenador do Serviço Transexualizador do HGG, médico João Lino Franco Borges, ressaltou a importância desse avanço na saúde transexual em Goiás. “Infelizmente, ainda vivemos numa estrutura social onde é preciso trazer luz e dar visibilidade para garantir Direitos Constitucionais básicos, como a saúde. E hoje é um dia muito especial para mim, como cirurgião, pois foram abertas as inscrições para um treinamento avançado de médicos do país inteiro”, disse.

“O HGG fazendo a sua função de hospital-escola está oferecendo um curso qualificador, para que os médicos possam atender tanto na parte de hormonização quanto estarem aptos para fazer cirurgias e que, de fato, isso chegue onde precisa chegar. Pacientes viajam muitas horas para vir até Goiânia para ter atendimento. Além de pacientes que mudam de Estado. E Goiás é um Estado que é vanguarda, pioneiro na saúde transexual do País. Então, a ideia é difundir isso, já que não faz parte da formação de nenhuma área de atuação da medicina, ainda”, acrescentou.

João Lino ainda ressaltou que o HGG já realizou 38 cirurgias de redesignição sexual e está empenhado em zerar a fila de mulheres trans que aguardam pela cirurgia no Estado de Goiás até o dia 1º de fevereiro. “Um marco incrível para a saúde transexual em Goiás e no País”, comemorou.

“Quero parabenizar a toda equipe do HGG, em nome do João Lino, que esteve aqui emocionado, pelo pioneirismo de Goiás, por enfrentar essa pauta que, muitas vezes, o País não tem conseguido tratar de forma adequada. E a todos vocês, pela luta. Essa é uma questão extremamente importante, e o Governo de Goiás quer reconhecer esse pioneirismo e a habilitação vai permitir a sustentação do serviço, ou seja, levar para mais pessoas o que está sendo feito aqui no HGG”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Rasivel Reis.

Mostra Duo
Durante o evento, também foi realizada a entrega de um certificado a Isadora Soares de Melo, mãe da artista Zaia, pela participação da filha na Mostra Duo, com as coletâneas Visibilidade trans e Incômodo, no projeto Arte no HGG. Zaia Angelo é uma escritora e artista plástica goiana, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente. Sua expressiva paleta de cores dá vida aos gritos silenciosos dessa comunidade marginalizada.

Durante a solenidade, foi lançada a exposição fotográfica TRANScedendo barreiras, ressignificando trajetórias, que celebra os processos de transição e destaca a importância do apoio e compreensão durante essa jornada de transformação e autodescoberta vivenciada pelas pessoas trans. Durante o evento, o fotógrafo Claudinei Britto também foi homenageado pelos três anos de parceria com a unidade do Governo de Goiás.

A exposição, que retrata a transformação de 12 mulheres e homens trans, ficará disponível no hall de entrada do hospital, localizado no 1º andar, e depois seguirá uma agenda itinerante.

Mariana Rodrigues (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo