Hospital Estadual da Mulher recebe palestra de destaque com foco na Saúde Mental

Ação da unidade de saúde do Estado de Goiás chama atenção dos colaboradores para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional

Colaboradores do Hemu atentos às palavras do psicólogo sobre Saúde Mental

Focado no compromisso com o bem-estar de seus colaboradores, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, na quarta-feira (24/01), uma palestra inspiradora como parte da campanha Janeiro Branco – movimento que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional.

A iniciativa, realizada em colaboração entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), contou com a presença do renomado psicólogo e presidente do Conselho Regional de Psicologia em Goiás, Wadson Gama.

Reconhecendo a relevância de abordar as questões emocionais que permeiam o cotidiano, a palestra visou proporcionar ferramentas e insights para manter a saúde mental em meio aos desafios contemporâneos. Wadson, com sua expertise na área, discorreu sobre elementos fundamentais para a preservação da saúde mental. Entre eles, destacou o autocuidado como uma prática essencial. Ele ressaltou a importância de reservar momentos para si mesmo, reconhecendo que, em um ambiente hospitalar, a dedicação muitas vezes é intensa, mas o cuidado pessoal não pode ser negligenciado.

A resiliência, segundo o palestrante, é uma qualidade que pode ser cultivada e aprimorada. Gama incentivou a equipe do Hemu a encarar os desafios com flexibilidade e adaptabilidade, ressaltando que superar adversidades fortalece o indivíduo. O psicólogo enfatizou a disponibilidade de apoio psicológico como uma ferramenta valiosa para enfrentar os desafios emocionais e ressaltou a singularidade de cada pessoa. “Cada um carrega a sua história. Não existe nenhuma pessoa igual. Somos únicos”, afirmou, destacando a importância de reconhecer e celebrar as diferenças.

Amor como pilar da Saúde Mental
Ao abordar sobre o amor, o especialista citou Coríntios 13, e fez referência à banda Legião Urbana. Ele compartilhou a profunda reflexão: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria”, ressaltando a centralidade do amor e da conexão humana na busca pelo equilíbrio emocional.

A ação agradou a todos os participantes. “Com a correria do dia a dia, acabamos não dando muita atenção ao nosso emocional. Esse chamamento nos auxilia a buscar uma melhor qualidade de vida”, pontuou a técnica de segurança do trabalho Maria de Lourdes. “Excelente abordagem! Gostei da forma como o palestrante conduziu a sua fala, voltada especialmente para nós colaboradores”, avaliou o enfermeiro João Lucas.

Ainda como parte da campanha Janeiro Branco, o Hemu disponibilizou um mural da gratidão, onde os colaboradores podem deixar sua mensagem. Na sexta-feira (26/01), encerra as ações com a palestra “Saúde Mental no Trabalho”, com a psicóloga Thais Oliveira, do CEREST Goiânia.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo