Seminário mostra a prática da gestão por OS

Com a participação de representantes do TCE e MP-GO, o encontro realizado nesta quinta-feira discutirá os meios de avaliação dos hospitais administrados por organizações sociais

O modelo de gestão por Organização Social (OS) nos hospitais do Estado de Goiás tem reconhecimento nacional. Entre 2015 e 2016, Goiás recebeu a visita de 17 comitivas, de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, com o objetivo de conhecer as unidades administradas por OS e os avanços da Saúde Pública estadual. Com o intuito de debater este sistema de administração, acontece nesta quinta-feira, 23 de junho, a partir das 10h, o “Seminário Organizações Sociais de Saúde: o modelo na prática”. O evento será no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, localizada na Rua 26, Bairro Santo Antônio.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, abrirá o encontro e as palestras e debates se estenderão até as 18h (ver programação abaixo). De acordo com o chefe da pasta, o modelo de gestão está consolidado em Goiás. Para Vilela, o evento é fundamental para aprofundar o debate sobre o tema, buscando ampliar a qualificação do modelo.

O primeiro a falar no seminário será o consultor Waldimir Taborda, um dos pioneiros no País no estudo da relação entre poder público e Organizações Sociais e que atualmente presta consultoria especializada à SES-GO na avaliação dos contratos de gestão com as OSs. “Em gestão pública, eficiências técnica e financeira devem andar juntas para cumprir todos os preceitos legais e orçamentários”, afirma o consultor.

Segundo Taborda, o seminário será uma oportunidade de reunir os parceiros representantes das OSs com equipes da Secretaria de Saúde e demais membros dos órgãos de controle de Goiás, para discutir as experiências e as formas mais efetivas de avaliar os resultados para a gestão pública. Além disso, o seminário cria oportunidade para discussão e padronização de conceitos e premissas técnicas, jurídicas e financeiras aplicadas ao modelo.

Além do secretário Leonardo Vilela, estarão presentes no evento os superintendentes da SES-GO, diretores dos hospitais públicos administrados por OS, membros do Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado e do Ministério Público, e também representantes de secretarias do governo estadual, do Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Avanços com o novo modelo de gestão

A gestão dos hospitais por Organizações Sociais em Goiás permitiu que as unidades da SES-GO obtivessem um salto em qualidade de serviços, aumento dos atendimentos e redução de custos. Comprovando isso, a rede própria da SES-GO, entre 2011 e 2015, ofertou mais atendimento de ambulatório em consultas (aumento de 137%); cirurgias (52%); internação em enfermaria (80%) e internação em UTI (85%).

Somente no Hugo, houve um avanço de 40% dos atendimentos, com aumento de mais de 80% do número de leitos. Além disso, quatro hospitais do Estado (HGG, Crer, HDT e Hurso) obtiveram o Selo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), feito raro atingido por menos de 5% de todas as unidades de saúde do País.

Programação

9h – Recepção

9h30 às 10h – Abertura – Leonardo Vilela, secretário de Estado da Saúde de Goiás

10h às 11h – Modelo de Gestão em Parceria com Organizações Sociais: Cenário Nacional e no Estado de Goiás – Wladimir Taborda – Consultoria WTaborda Ltda.

Moderador: Leonardo Vilela, Secretário de Estado da Saúde de Goiás.

11h às 12h – Execução de Contratos de Gestão em Serviços de Saúde em Estados e Municípios: A visão da Organização Social – Nacime Salomão Mansur, Superintendente dos Hospitais Afiliados SPDM e Conselheiro do CREMESP.

Moderador: Alerte Martins de Jesus, Chefe da Advocacia Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

12h às 14h – Intervalo

14h às 15h30 – O Sistema de Custos Hospitalares: Aspectos econômicos e financeiros dos Contratos de Gestão em Goiás – Prof. Afonso de Matos – FGV/ PLANISA

Moderador: Oldair Marinho, Superintendente do Tesouro Estadual de Goiás.

16h – 17h – Central de Regulação Estadual gerenciada por OSS: Fundamentos e Resultados – Didier Torres Ribas – Superintendente Hospitalar no SECONCI SP – CROSS, Hospital Geral de Itapecerica da Serra e do Hospital Regional de Cotia, SP.

Moderador: Maria Christina de Azeredo Costa Reis, Superintendente de Gerenciamento das Unidades Assitenciais de Saúde da SES/GO.

17h às 18h – Discussão e Encerramento – Dr. Leonardo Vilela, Secretário de Estado da Saúde de Goiás e Wladimir Taborda – Consultoria WTaborda Ltda.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo