Paciente estrangeira recebe material de acolhimento personalizado do HEMNSL

Cartilha em árabe com orientações sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido é entregue pelo programa de humanização da unidade do Governo de Goiás aos pais do bebê

Mãe mostra a cartilha, escrita em árabe, ao lado do recém-nascido no Hemu, no braço do pai

Com foco na valorização da subjetividade e no respeito à cidadania dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu uma ação especial de humanização voltada ao acolhimento cultural e linguístico de seus pacientes.

A unidade do Governo de Goiás entregou à família marroquina da paciente Meryem Ouanouz, que recebeu alta hospitalar, após o nascimento de seu bebê, uma cartilha personalizada escrita em árabe, sua língua materna. O material, com orientações essenciais sobre amamentação e cuidados com o recém‑nascido, foi elaborado para garantir um acolhimento mais inclusivo, respeitando as especificidades culturais e linguísticas da família.

A iniciativa foi desenvolvida por meio do trabalho conjunto da fonoaudióloga Jerrayne Oliveira Neves e da psicóloga Elis Christina Moraes Barros, profissionais da equipe multiprofissional do hospital.

Segundo as profissionais, o cuidado humanizado vai além do atendimento técnico, sendo fundamental para a construção de vínculos de confiança, respeito e empatia com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Personalizar o material na língua da família é uma forma de dizer ‘nós vemos vocês, respeitamos sua cultura e estamos juntos nessa nova jornada’. Esse cuidado humanizado cria vínculos de confiança e reforça a cidadania dentro do SUS”, afirmam Jerrayne Oliveira Neves e Elis Christina Moraes Barros.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ 

Governo na palma da mão