HDT conquista Alta Conformidade em Segurança do Paciente em hospitais com UTI pelo 3º ano

Certificado de reconhecimento, entregue na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, destaca qualidade do atendimento prestado pela unidade do Governo de Goiás

Bruna Braga, Antônio Jorge e o secretário da Saúde, Rasível Santos, destacam certificado

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) conquistou, pela terceira vez, o certificado de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A certificação foi entregue na terça-feira (3), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

A entrega do certificado foi conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e contemplou 31 instituições públicas e privadas que atingiram o mais alto padrão na avaliação nacional promovida pela Anvisa. No ano passado, 39% das instituições goianas com UTI alcançaram o selo de Alta Conformidade — resultado que supera com folga a meta nacional de 10% estabelecida no Plano Integrado da agência.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou que a regionalização da saúde precisa estar aliada à qualidade e segurança. “Não basta expandir o número de leitos. É essencial garantir que esses leitos realmente façam a diferença na vida das pessoas. O que estamos construindo em Goiás é um sistema de saúde mais justo, com qualidade e sustentabilidade. A premiação é dos hospitais, mas quem ganha é a população”, ressaltou.

Para o diretor executivo da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Antônio Jorge, o reconhecimento reflete o comprometimento de toda a equipe. “É uma conquista construída por cada profissional, seja na UTI, na assistência, na gestão técnica ou administrativa. Cuidar do paciente, com todas as suas necessidades, mesmo diante das dificuldades do dia a dia, exige empenho coletivo. Saímos daqui muito felizes, mas também conscientes de que o desafio é manter e aprimorar esse padrão de excelência”, afirmou.

Compromisso inegociável
A coordenadora do setor de Gestão da Qualidade do HDT, Bruna Braga, reforçou que a segurança do paciente é um compromisso inegociável. “Garantir a segurança do paciente vai além de uma exigência regulatória. É um compromisso ético e estratégico com a qualidade da assistência. Em um cenário cada vez mais orientado pela busca da excelência, protocolos seguros, comunicação eficaz e uma cultura de notificação fazem toda a diferença entre o risco e o cuidado”, avaliou.

“Este resultado reconhece o empenho coletivo dos nossos profissionais, que atuam de forma ética, segura e baseada em evidências, reafirmando que estamos no caminho certo. É um trabalho contínuo, que envolve todas as equipes — da recepção ao centro cirúrgico, passando pela farmácia, enfermagem e alta liderança. Seguimos firmes no propósito de oferecer um cuidado cada vez mais humano, seguro e resolutivo”, afirmou, ainda.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, também celebrou os avanços. “Isso mostra que é possível oferecer um atendimento de excelência com equipes comprometidas e preparadas. Nossa meta é crescer ainda mais e garantir que esse conhecimento se espalhe para outras unidades”, afirmou.

A certificação, coordenada pela Anvisa desde 2016, tem como objetivo estimular práticas seguras e eficazes no cuidado intensivo em todo o país.

Cejane Pupulin/Comunicação Setorial

Foto: Iron Braz/SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo