Herso encerra ano de 2023 com nona captação de órgãos realizada

Procedimento realizado na semana passada resulta na captação dos rins e córneas de doador com morte encefálica confirmada, que vão beneficiar pacientes Goiânia e do Rio Grande do Sul

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, com sucesso, sua nona captação de órgãos, no sábado (30/01). A ação foi possível graças à colaboração entre a Órganização de Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da unidade do Governo de Goiás na região sudoeste.

Também participaram do procedimento profissionais da OPO do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos (Fubog).

Os orgãos foram capatados de um paciente que teve morte encefálica confirmada pelas equipes médicas, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e queda em via pública. A generosidade da família possibilitou a captação dos rins e córneas, que foram encaminhados para Goiás e Rio Grande do Sul, proporcionando nova oportunidade de vida a duas famílias que aguardavam na fila de transplantes.

O Herso também realizou o Corredor da Homenagem, em que todos os profissionais aplaudem o momento, em reconhecimento à nobre atitude de doar órgãos, iniciativa que celebra a generosidade das famílias doadoras, mas também o comprometimento e sensibilidade das equipes profissionais.

Nathan Gabriel Cruz (texto e foto)/IPGSE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo