Hugo abre visitas de filhos a pacientes internados
Ação da unidade do Governo de Goiás entende que presença da família desempenha papel crucial no enfrentamento da dor, do sofrimento e do medo que o paciente enfrenta no período de internação
Internados há mais de 20 dias no setor de ortopedia do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), os pacientes Thiago Henrique, 22 anos, e Weslane Souza Ramos, 29 anos, ganharam um presente de Natal antecipado na manhã desta quinta-feira, 21. Eles receberam a visita dos filhos e puderam amenizar a saudade da família.
A psicóloga Ilana Honorato Naves explica que a equipe multidisciplinar da unidade do Governo de Goiás valoriza a saúde física e mental dos pacientes. “Com esse compromisso em mente, durante este final de ano, por meio de iniciativas voltadas à humanização, proporcionamos a oportunidade aos familiares, especialmente aos filhos dos pacientes que estão internados há muitos dias de visitá-los”, disse.
De acordo com a profissional, a ação visa permitir que o paciente alivie seus medos e angústias, que são reações normais diante da internação. “A presença da família desempenha um papel crucial no enfrentamento da dor, do sofrimento e do medo que o paciente enfrenta durante o período de internação. O fortalecimento dos laços familiares busca incentivar o paciente a aderir ao tratamento, reconhecendo que o apoio familiar é fundamental”, afirmou.
A família não só desempenha um papel vital no cuidado da saúde do paciente, mas também na construção e manutenção de relações saudáveis. “Um paciente que conta com um suporte sólido e apoio familiar tende a sentir-se mais motivado para prosseguir com o tratamento, reforçando que o aspecto emocional tem papel fundamental na evolução do paciente”, explicou Ilana Honorato.
Thiago Henrique, que foi hospitalizado após um acidente de trânsito, recebeu a visita dos filhos Carlos Eduardo, de 8 anos, e Jasmim Gabrielly, 3 anos. “Reencontrar com eles foi a melhor coisa que me aconteceu. Foi ótimo, um presente de Natal antecipado. Nós nunca ficamos tanto tempo longe”, relatou.
Weslane Souza também deu entrada no Hugo vítima de um acidente de trânsito. A paciente reencontrou o filho Guilherme Souza Ramos, durante a visita humanizada. “Foi maravilhoso. Eu estava com muita saudade dele. É muito difícil ficar longe do meu filho, choro muito de saudade. Se Deus quiser, vou passar o ano-novo com ele”, falou, emocionada.
Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM