Crer realiza mesa-redonda em alusão ao Dia do Deficiente Visual

Evento com o envolvimento de colaboradores da unidade do Governo de Goiás, seus usuários e acompanhantes tem como objetivo ampliar a acessibilidade e a inclusão do deficiente visual pessoas na sociedade

Com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu uma mesa-redonda em celebração ao Dia do Deficiente Visual, comemorado no dia 13 de dezembro.

A programação envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes uma unidade do Governo de Goiás e contou na abertura com a apresentação musical do paciente do Crer com deficiência visual, Davi Lucas Venturelli, 10 anos, em tratamento na unidade desde 2015, que encantou a todos cantando grandes sucessos da música brasileira.

A mesa-redonda foi mediada pela supervisora de reabilitação física e visual do Crer, Tattyane Brandão; e debatido pelo educador físico e especialista em Educação Física Adaptada pela UNB, João Turíbio, mestre em artes da cena e consultor de acessibilidade cultural pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Thiago Santana; o gerente de Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro, pós-doutor em educação pela UFG; Rômulo Fabriciano Gonzaga; a especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Ellen Xavier; e pelos fisioterapeutas da reabilitação visual do Crer, Cristiano da Silva Melo e Pollyanna Silva Brito.

Durante o debate foram abordados temas relacionados às patologias, o que pode causar baixa visão e cegueira, orientação e mobilidade do deficiente visual, autodescrição e a importância dela como inclusão social, e esporte adaptado para pessoas com deficiência visual.

Eduardo Carneiro explica a importância da data para a sociedade. “A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita ou adquirida. É importante discutir sobre o tema, falar sobre a inclusão. O Crer tem um papel primordial na promoção da cidadania, do respeito e da igualdade para todos”, explica.

Reabilitação visual
O Crer é o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência e reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, por sua atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Atualmente, cerca de 189 pacientes estão em tratamento na Clínica de Reabilitação Visual do hospital, dos quais 75% dos pacientes são crianças de até 10 anos. O paciente com deficiência visual passa por diversos atendimentos na unidade durante o período do plano terapêutico, entre eles, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e oftalmologia. O processo de reabilitação utiliza uma meta terapêutica, e ao final do tratamento o paciente é incluído na sociedade com respeito e educação.

O paciente José Netto Oliveira Alexandre, 15 anos, conta como o tratamento já mudou sua vida. “Já aprendi orientação e mobilidade, trabalhamos também as texturas, e aprendo com os terapeutas do Crer a ter mais autonomia, como por exemplo, tomar banho e me vestir sozinho”, relata.

Juliana Saran (texto) e Klysman Prado (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo